Os cerca de 7.600 moradores da pequena Lagamar, no Noroeste mineiro, acabam de receber mais um investimento da Copasa para melhoria do abastecimento de água. A Copasa colocou em operação, em setembro, um novo poço avaliado em R$ 2,5 milhões.
Denominada “Poço do Jacaré”, a unidade tem capacidade de fornecer até 16,6 litros por segundo, duplicando a capacidade de produção de água do município, que, antes, contava exclusivamente com o córrego do Carrapato, o qual fornece 15 litros por segundo.
Saulo Bernardes, gerente regional da Copasa, explicou os benefícios dessa ampliação. “Com maior disponibilidade de água, quando for necessário realizar alguma intervenção que demande a interrupção do fornecimento, seja emergencial ou programada, os imóveis ficam por menos tempo desabastecidos e, depois que a distribuição for retomada, o cenário é normalizado com mais agilidade”, afirmou.
Upgrades não param
Além do novo poço, uma verdadeira força-tarefa está em andamento no município. Equipes efetivas de Lagamar, Presidente Olegário, Vazante, Guimarânia e Patos de Minas estão mobilizadas para reconstruir a barragem utilizada pela Copasa para captação de água no córrego do Carrapato.
No início deste ano, devido às fortes chuvas que atingiram a região, a estrutura sofreu danos. Medidas emergenciais foram adotadas para garantir a continuidade do abastecimento. E paralelamente a isso as obras para recuperação da unidade estavam em andamento.
A estrutura atual está sendo construída com estrutura em armadura de aço e conta ainda com um vertedouro com escadas de peixes. A previsão é que essas intervenções, orçadas em aproximadamente R$ 150 mil, sejam concluídas ainda neste mês de outubro.
Em Lagamar desde 1980, diariamente, a Copasa envia aos imóveis, por meio de 37 km de redes de distribuição, cerca de 850 mil litros de água.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Copasa.