O consumo de água em Presidente Olegário aumentou 30% nos últimos 30 dias. De acordo com a Estação de Tratamento da Ãgua – ETA -, o perÃodo de estiagem no municÃpio começou em maio, e já passa de 100 dias.
A falta de chuva agrava principalmente para o abastecimento de água que depende das chuvas. Isso significa época de alerta em relação ao consumo, pois o nÃvel dos rios e ribeirões cai consideravelmente.
Segundo informou a Copasa, o Ribeirão Três Barras é a principal fonte do abastecimento de água de Presidente Olegário e o nÃvel está baixando a cada dia.
A água tratada da Copasa é fornecida a cerca de 20 mil habitantes da cidade pela Estação do Ribeirão Três Barras e Poços Artesianos no bairro Barro Preto.  Quanto maior o consumo, mais as estações são obrigadas a produzir e mais é exigido.
Segundo a Copasa apesar da estiagem abastecimento não será prejudicado. A empresa descartou desabastecimento na cidade e alerta a população no consumo.
Ainda segundo a Copasa é preciso que cada um faça a sua parte se conscientizando para economizar água.
Seca e decreto de emergência
Os produtores rurais de Presidente Olegário na região da Prata, Sobrado, Galena, Ponte Grande estão recebendo água através de caminhão pipa fornecidos pela Prefeitura. O municÃpio já decretou situação de emergência devido a estiagem.
Leia Mais
Córrego seca e produtores rurais sofrem com a falta d’água