A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB – em Minas Gerais chegou a suspender o projeto do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – em Presidente Olegário por irregularidades encontradas pela fiscalização realizada na Associação dos Produtores da Agricultura Familiar – ASPAGRI – como mostrou a reportagem do Presidente Olegário hoje na quinta-feira 23 de outubro.
Mas nesta sexta-feira 24, a CONAB liberou o pagamento para 34 produtores rurais que não recebia a pelo menos seis meses devido a irregularidades no PAA forma liberados R$ 66.331,15. O dinheiro foi depositado na conta dos 34 produtores rurais nesta sexta-feira.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Adão Pimpim que é o responsável direto do programa disse que a associação apresentou toda documentação a CONAB tornando a associação apta para receber o dinheiro e pagar os produtores rurais.
O Secretário destacou ainda que o PAA termina em dezembro e a associação já solicitou um termo aditivo de mais um ano para voltar a comprar dos produtores rurais e não ter que devolver R$ 156.469,80.
A produtora rural Ivanilde Maria Tolentino comemorou o pagamento. A produtora disse que todos passaram por grande dificuldade pois ficou a meses sem receber. “Fomos a Câmara de Vereadores, secretaria, no prefeito, na CONAB buscando nossos direitos, mas hoje recebemos o nosso dinheiro fruto do nosso trabalho†desabafou Ivanilde.
A produtora disse que o PAA ajuda muito os agricultores com uma renda extra e que ano que vem vai está entregando novamente os produtos produzidos na sua terra para o programa. “Agradeço a todos que se esforçaram para agilizar o pagamento, aos vereadores, prefeito, Adão Pimpim, a imprensa especialmente ao Presidente Olegário Hoje que sempre nos atendeu divulgando as informações do PAA†completou Ivanilde.