A Black Friday, evento em que o varejo promete uma série de promoções, será realizada oficialmente nesta sexta-feira (29). Em Presidente Olegário, muitos comércios preparam descontos, que chegam a 50, 60, 70 e 80%, para fisgar os consumidores e impulsionar as vendas.
As ofertas vão de itens de vestuário, perfumaria, remédios, alimentos, eletrodomésticos, celulares, moveis, materiais de construção, produtos veterinários, dentre outros. As lojas abrem a partir das 8h da manhã e fecham por volta das 19h.
A ação é inspirada na tradicional data americana, quando lojas prometem oferecer descontos “vantajosos”, sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, a promoção “em massa” é mais tradicional na internet, mas algumas lojas a cada ano estão oferecendo descontos.
Apesar das propostas tentadoras, especialistas alertam que é imprescindÃvel que o consumidor faça uma lista do que deseja comprar e pesquise os preços. Além disso, ele deve pensar antes de adquirir um produto na forma de pagamento e nos prazos de entrega, principalmente nas compras em sites.
Para o proprietário da Gaspar Eletro, Gaspar Oliveira, as vendas no Black Friday tem um aumento significativo em todos os itens da loja, além da facilidade de pronta entrega e garantia. Em 2018, os produtos com mais saÃda foram guarda-roupa, geladeira e celular.
De acordo com o gerente da Rede Eletroson Alex Borges, no ano passado os produtos mais vendidos na loja foram celulares, máquina  de lavar roupas e TV. “A expectativa é que atingimos pelo menos 30% da meta estipulada para a sexta-feira (29)”, comentou o gerente.