A Prefeitura de Presidente Olegário através da Secretaria de Desenvolvimento Social divulgou os nomes dos 9 candidatos à eleição do Conselho Tutelar de 2023, regulamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Serão eleitos os 5 candidatos que obtiverem o maior número de votos no pleito que realizado no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, na Escola Estadual Padre José André Caldeira Coimbra, na Praça Tiradentes, centro de Presidente Olegário.
Os candidatos são: Andreia de Cássia Araújo Netto (reeleição), Bianca Cristine Resende Luiz (releição), Deusdélia Izabel Heráclito, Erineldo Amaral, Karen Karolliny da Silva Lima, Leandro Pereira Landim (reeleição), Liliam Reis Luiz, Myriam de Cássia Lucas Pereira (reeleição) e Suelen Silvestre da Silva Batista. O número de cada candidato está no banner de divulgação no final da reportagem.
Órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), o Conselho Tutelar é encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente de acordo com o estatuto vigente. A remuneração mensal de R$ 1,650,90 e auxílio alimentação de R$ 400,00, o mandato dos conselheiros tutelares eleitos é de quatro anos.
Votação
Para votar, é necessário que o eleitor apresente documentos oficiais para comprovação de identidade, como:
- Carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); ou
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o edital, poderão votar os eleitores com domicílio eleitoral em Presidente Olegário, com situação cadastral atualizada até 30 de junho deste ano, sendo 16.427 eleitores aptos a votarem. O voto não é obrigatório e votação será realizada em urna eletrônica. A posse dos eleitos será janeiro de 2024.