O excesso de chuvas tem impedido que os ônibus circulem na zona rural de Presidente Olegário. Com isso, estudantes ficam sem o transporte escolar da prefeitura e deixam de frequentar as aulas na rede municipal e estadual de ensino. O problema é que as estradas que ligam os Distritos e Povoados bairros a cidade são de terra e o excesso de barro, buracos dificulta a circulação dos veÃculos.
As regiões mais atingidas ficam nos Distritos de Galena e Santiago; e nos Povoado de Cruzeiro da Prata, Andrequicé e Bananeira. São vários pontos onde os veÃculos não conseguem trafegar impedindo a passagem de ônibus do transporte escolar e escoamento da produção.
A rodovia LMG 726 que liga Presidente Olegário ao Distrito de Galena é de responsabilidade do Departamento Estradas e Rodagem (DER – MG). Segundo o diretor do DER, Rogério Alves Nassif Campolina os pontos serão recuperados assim que as chuvas diminuir. “Estaremos disponibilizando caminhões, máquinas e cascalho para recuperar a rodovia em parceria com a prefeitura†disse Rogério Campolina.
O projeto para asfaltar a LMG de Presidente Olegário, Galena, Andrequicé até à BR 365 esta cadastrado no Programa Caminhos de Minas desde 2011. O trecho foi cadastrado e o processo esta aguardando licitação. Conforme consta o site http://www.der.mg.gov.br/. De acordo com Rogério Campolina não tem uma data para realização da licitação do projeto.
O Secretário de Estradas Zé Bodoque disse que a prefeitura esta trabalhando para recuperar os pontos crÃticos das estradas municipais. “Estamos na medida do possÃvel recuperando os pontos mais crÃticos, enquanto o tempo não firmar não poderemos trabalhar na recuperação total das estradas†declarou Zé Bodoque.
Ainda segundo o Secretário esses últimos dias a equipe da Secretaria de Estradas tentou recuperar principalmente as linhas onde passa o transporte escolar. “Não é possÃvel trabalhar esta muito molhado o que compromete o serviço†acrescentou.