
O Programa Energia Inteligente faz a troca de lâmpadas ineficientes pelas de LED na escolas estaduais de Minas Gerais. Com o objetivo de gerar economia de energia, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai atender 151 escolas do Estado.
Entre as escolas beneficiadas com o programa está a Escola Estadual Farnese Maciel de Presidente Olegário.  O objetivo desse trabalho é garantir uma melhor luminosidade nas salas de aula, além de reduzir os gastos com energia elétrica.
Na Escola Estadual Farnese Maciel o serviço começou nesta segunda-feira (14), serão trocadas 202 lâmpadas. A diretora da escola, Nilda Lima, comemorou a escolha do educandário para integrar o Programa Energia Inteligente. “Nossa iluminação estava precária, as lâmpadas de LED vai melhorar a luminosidade para alunos, professores e servidores da escola”, comemorou a diretora.
A troca das lâmpadas não tem custo para a escola. O investimento é de aproximadamente R$ 15 mil e é todo pago pela Cemig. Os projetos do Programa Energia Inteligente são voltados para entidades sem fins lucrativos, prefeituras, hospitais e para a área de educação.
Segundo Neander Lima, analista de comercialização da Cemig, os benefÃcios compreendem a melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço. “A troca da iluminação nas instalações das escolas impacta diretamente na qualidade de ensino e nas condições de trabalho e segurança das instituiçõesâ€, afirma o analista.
O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdÃcio como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais