Casa de Apoio Amigos do Bem de Presidente Olegário já atende pessoas em tratamento de câncer na cidade de Barretos – SP –

A Casa de Apoio da Associação Amigos do Bem de Presidente Olegário (AABPO), foi já está atendendo a população do município olegarense em Barretos – SP -. O local acolhe pessoas que estejam passando por tratamento de saúde contra o câncer.

O espaço próximo ao Hospital do Câncer de Barretos tem capacidade para receber 26 leitos com pacientes e acompanhantes. A estadia é gratuita, e a casa é mantida através de subvenção da Prefeitura de Presidente Olegário e através de doações da população. Os móveis, eletrodomésticos, TV’s e utensílios de cozinha também foram doações.

A subvenção aprovada pelos vereadores no mês de junho é de R$ 3,500,00 mensal para a Casa de Apoio. Com o dinheiro repassado pela Prefeitura é pago aluguel do imóvel, água, energia elétrica, internet, materiais de limpeza e o gás. A alimentação é servida através de doação da população.

Os acompanhantes de pacientes e voluntários são responsáveis pela limpeza da casa, bem como o preparo do café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.

PUBLICIDADE

A presidente da Associação Amigos do Bem de Presidente Olegário e Região (AABPO), Dalva Saturnino, que coordena a casa disse que há muitos anos a população lutava para ter uma casa de acolhimento em  Barretos – SP -, e que agora os pacientes têm um local adequado para o repouso.

Para o membro da associação e coordenador do Hospital do Câncer na região de Presidente Olegário, Januário Dentista a abertura da casa é um sonho realizado da população. “Temos muito a agradecer as doações da população e o apoio da Prefeitura e a comissão da AABPO, que se dispuseram a trabalhar para servir os pacientes”, disse Januário Dentista.

O senhor Antônio dos Santos Araújo, 54 anos, diagnosticado com câncer no pulmão há 3 anos, disse ao Pohoje que a casa é a base de tudo. “Com a casa temos toda a assistência ao paciente, sem ela era impossível termos um tratamento saudável”, disse Sr. Antônio.

“Aqui temos comida, área de descanso isto é a base que o ser humano precisa para ter um tratamento em Barretos. Antes era um Deus nos acuda, não tínhamos abrigo, de outros municípios, muita das vezes já estava lotado, não tinha dinheiro para pagar um dormitório, graças a Deus as autoridades olharam para os pacientes com câncer”, finalizou Sr. Antônio.

A casa é composta por 8 quartos, três banheiros, sala, cozinha, área de serviço e garagem. Os móveis foram adquiridos através de doações.

As pessoas que tiverem interesse em colaborar com a manutenção do local, poderão fazer as doações no Bazar da AABPO na Rua Santa Rita, próximo a Oficina do Tizil e na Secretaria de Saúde antiga Prefeitura, onde a associação tem uma sala para atender a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *