Publicidade

Câmara aprova projeto do vereador Pedro Osvando que cria a Medalha de Mérito Destaque Educacional “Professora Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia”

"O mais importante não é o nome da Medalha, e sim homenagear os professores, imagino que é a profissão mãe de todas as profissões", disse o professor Elton Sousa filho da homenageada.
Vereador Pedro Osvando de Castro autor do projeto (foto: Juarez Martins)

O Plenário da Câmara Municipal de Presidente Olegário aprovou nesta sexta-feira (24), durante a 8ª Reunião Ordinária por unanimidade o Projeto de Resolução 671/2025 que cria a Medalha de Mérito Destaque Educacional “Professora Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia. O projeto é de autoria do vereador Pedro Osvando de Castro. 

De acordo com o vereador Pedro Osvando de Castro, a criação da Medalha tem o propósito de homenagear, reconhecer e enaltecer os profissionais da Educação do município. “São eles que dedicam suas vidas a ensinar, a partilhar conhecimentos e a aprender continuamente com seus semelhantes, valorizando os relevantes serviços e imprescindíveis  serviços que prestam à sociedade”, destacou o vereador.

Ainda de acordo com o vereador, no que se refere à homenageada que da nome à medalha, trata-se de uma mulher simples, modesta e desprovida de qualquer ambição de poder. “Maria da Conceição Aparecida Garcia era o verdadeiro paradigma de uma pessoa justa, autêntica e culta, que conduziu sua trajetória pautada pela coerência de princípios éticos, pelo compromisso com o ser humano e pela valorização da família”, disse Pedro Osvando de Castro.

Profissional exemplar, dedicou-se com amor e empenho à nobre missão de educar, enfrentando desafios e inspirando gerações com o seu exemplo de dedicação, humildade e sabedoria. Levou em sua caminhada o firme propósito do “dever de ensinar” e o desejo constante de formar cidadãos íntegros, conscientes, humanos e preparados para o futuro”, destacou Pedro Osvando de Castro. 

Publicidade
Elton José de Sousa filho da homenageada (foto: Juarez Martins)

O filho da homenageada Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia – in memoriam -, o professor e radialista Elton José de Sousa em nome da família agradeceu o autor do projeto e aos vereadores pela aprovação da Medalha, que foi professora e faleceu em 8 de outubro de 2012.

Para o professor Elton Sousa o mais importante de tudo não é o nome da Medalha Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia, e sim homenagear os professores, imagino que é a profissão mãe de todas as profissões. É uma classe muita sofrida, e o grande problema da atualidade não é só o salário, é o respeito”, disse o professor.

“Os tempos mudaram, na minha época era diferente, mas os tempos mudam e a gente precisa e tem que adaptar e sempre trazer o respeito, o que está faltando para a classe respeito. Um obrigado muito especial da família ao Legislativo olegariense”, completou Elton Sousa.

A entrega da medalha será realizada anualmente em reunião solene, de preferência, no dia 15 de outubro em alusão ao Dia do Professor, e ou no primeiro dia útil posterior para profissionais da Educação das redes municipal, estadual e particular que estejam na ativa ou inativos (aposentados), e que tenha prestados relevantes serviços educacionais, ou que tenha destacado na área educacional, no município de Presidente Olegário.

Cada vereador poderá indicar uma pessoa a ser homenageada anualmente, e cada pessoa poderá recebê-la apenas uma vez. No primeiro ano de homenagens, a família da homenageada que deu nome à medalha poderá poderá realizar uma indicação. 

A Medalha será confeccionada na cor ouro, com formato circular e diâmetro de seis centímetros, contendo a seguinte inscrição: No centro: “Destaque Educacional” e o ano de concessão da medalha; na borda: Medalha Professora Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia”; e no verso: “Medalha de Mérito conferida pela Câmara Municipal de Presidente Olegário – MG -“. 

Homenageada:

A homenageada Maria da Conceição Aparecida Pereira Garcia, nasceu em 1937 em Patos de Minas. Atuou na área da Saúde na década de 70, quando tinha apenas um posto de atendimento em Presidente Olegário, sendo a responsável pela vacinação no extenso município.

Ainda na década de 70, iniciou sua carreira profissional como professora, quando foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL – no município de Presidente Olegário com objetivo de reduzir o analfabetismo. Posteriormente gradou em Ciências e Biologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, e fez pós-graduação na Faculdade de Passos.

Foi professora de Biologia no Colégio Célio Mendes, na época única instituição que tinha o 2º grau, foi professora na Escola E. Padre José André, na rede municipal de Ensino atuou na Secretaria Municipal de Educação  como coordenadora e supervisora escolar.

Era carinhosamente tratada por Dona Maria ou Aparecida Garcia, teve sua vida marcada na Educação do município. Ela faleceu em 8 de outubro de 2012, e deixou os filhos Élcio, Elton, Élio, Elmo, Elder e Eldo (Denca).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leia Também

Publicidade
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP
Publicidade