Câmara aprova projeto do vereador Branco Teodoro que proíbe plantação da árvore “Ficus” uma espécie de figueira

Segundo o vereador, árvore ocasiona danos às tubulações de água e esgoto, fiação elétrica e rachaduras em muros e casas.
Vereador Branco Teodoro autor do projeto

A Câmara de Vereadores de Presidente Olegário aprovou nesta sexta-feira (18) um projeto de lei que proíbe a plantação da árvore “Ficus” – uma espécie de figueira – nos logradouros públicos em todo o município. A proposta aprovada por unanimidade segue agora para a sanção do prefeito.

A proibição do plantio da espécie ficus benjamim, ficus elástica e ficus microcarpa, foi justificada pelo vereador autor do projeto, Branco Teodoro, que as mesmas ocasiona danos às tubulações de água e esgoto, fiação elétrica e rachaduras em muros e casas, uma vez que a raiz pode chegar à 40 metros de comprimento.

Segundo o vereador a espécie ficus não é um tipo de árvore recomendável para ambientes públicos onde as áreas são cada vez mais escassos, pois trata-se de espécie de vegetal que precisa de amplo espaço.

A proposta aprovada prever que às árvores já existentes devem serem retiradas e substituídas por espécies indicadas pelo órgão municipal. Caberá ao Executivo, na forma de regulamento, definirá as espécies de árvores a serem plantadas nos novos loteamentos.

O projeto prever que a Prefeitura poderá realizar parcerias e/ou convênios com os Poderes Estaduais e Federais, e, ainda, com a sociedade civil organizada para o fiel cumprimento da Lei, assim que for sancionada.

Fonte: Ascom/Câmara Municipal de Presidente Olegário.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP