O Café Dona Nenem representará o Brasil no Campeonato Mundial de Baristas, que acontece em Boston, Estados Unidos, entre os dias 11 e a 4 de abril, na Specialtu Coffe Expo.  Outro café da região do cerrado que vai competir é o da Fazenda Daterra, em PatrocÃnio.
A campeã brasileira de barismo, Martha Grill, da Octávio Café representa o paÃs, ela é natural de Porto Alegre – RS -. Martha conta que a escolha do café foi feita através de uma mesa de provas, totalmente à s cegas. “Fui convidada pela Cafebras para provar alguns cafés para o campeonato nacional, na mesa diversas origens e eu sabia que o campeão do Cerrado Mineiro estava naquela mesa. Assim que provei eu sabia que era aquele, me apaixonei no primeiro gole†– contou Martha.
A Fazenda Dona Nenem em Presidente Olegário recebeu a visita da barista, ainda na fase de escolha do café. “Foi uma verdadeira aula de cafeicultura. Pude perceber o quanto de amor, trabalho e tecnologia estão envolvidos na produção de cafés de alta qualidade.†– disse Martha.
Durante o campeonato os baristas tem que preparar 3 tipos diferentes de bebidas: são 4 expressos, 4 bebidas com leite e 4 bebidas de assinatura, tudo isso em 15 minutos. Além de preparar o café, o barista deve mostrar conhecimento da semente do café a xÃcara e explicar o porquê da escolha dos preparos, além disso, ela precisa ser assertiva na descrição sensorial da bebida e escolher um tema; Martha assim como fez no Brasil, irá apresentar os “Medos do Baristaâ€.
O café campeão do VI Prêmio Região do Cerrado Mineiro foi arrematado pela Cafebras, exportador credenciado à Federação dos Cafeicultores do Cerrado, por R$19 mil a saca de 60 quilos, tornando-se o recorde de valor de venda de um café premiado neste concurso.
Eduardo Pinheiro Campos, é cooperado da Expocaccer e acumula o tÃtulo de maior campeão da história do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, estando 7 vezes entre os 3 melhores nas 6 edições da premiação.
Fonte:Â F. dos cafeicultores do Cerrado