
O café do produtor rural Francisco Pinheiro Campos “Chiquinho Campos”, no Distrito de Santiago, municÃpio de Presidente Olegário, foi o campeão  primeira edição do Concurso de Cafés Campeões da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer).
Nesta quarta-feira (20), em PatrocÃnio foi realizado o leilão dos lotes desses cafés premiados, que depois se transformarão na edição especial dos melhores cafés do cerrado mineiro. As fazendas campeãs foram premiadas na categoria Natural e Cereja Descascado.
Na categoria Cereja Descascado, o café do produtor “Chiquinho Campos” foi campeão do concurso com nota final de 87,96 pontos, numa escala de 0 a 100.
Em segundo ficou Eduardo Pinheiro Campos, fazenda Dona Nenem também de Presidente Olegário, sendo representado no evento pelo funcionário Renato Sousa e o terceiro lugar foi para o produtor rural Jorge Fernando Naimeg -, fazenda Pantano municÃpio de Coromandel.
O campeão na categoria Natural foi FamÃlia A. Guimarães da fazenda Lavrinha de Serra do Salitre. O municÃpio de Coromandel ficou com o segundo e terceiro lugar. Segundo colocado Jorge Fernando Naimeg (fazenda Pantano) e terceiro Rodrigo Aparecido Martins ( fazenda Pantano).
A escolha foi feira por 5 Q graders (degustadores) seguindo a metodologia SCAAA – Metodologia da Classificação e Prova dos Cafés Especiais –
Troféu Coffee Maker
O concurso ainda premiou o gerente, Heleno Nascimento, com o Troféu Coffee Maker como colaborador da fazenda responsável pela preparação do lote de café vencedor.
O municÃpio de Presidente Olegário tem atualmente 4 mil hectares plantadas de café e uma produção de 9 mil toneladas ano.

