
A PolÃcia Militar (PM) divulgou um balanço da criminalidade nos três primeiros meses do ano em Presidente Olegário. Segundo a PM, houve redução no Ãndice de crimes violentos na cidade. Dados foram divulgados nesta segunda-feira (25).
De acordo com os dados apresentados nos primeiros três meses do ano, houve uma redução de 50% nos crimes de roubo, o que corresponde à somente 02 roubos, sendo que um desses se refere ao roubo na Casa Lotérica, o qual se destacou pela grande repercussão, mas no qual todos os autores foram identificados e presos.
Em relação ao cometimento de homicÃdios, aconteceu somente um homicÃdio neste perÃodo, um a menos que no primeiro trimestre de 2014. Em contrapartida, ocorreram 02 tentativas de homicÃdio, crime em que não há a morte da vÃtima, o qual não foi observado no mesmo perÃodo de 2014. Como no caso do roubo à Casa Lotérica, os autores, tanto do homicÃdio quanto das tentativas de homicÃdio, também já foram identificados e presos.
Para o Comandante do 5º Pelotão PM, tenente Fernandes, cinco crimes violentos em três meses é um número pequeno quando comparado a outros centros urbanos que, por vezes, registram esses números em questão de 12 horas.
A polÃcia ainda destacou a apreensão de 09 (nove) armas de fogo, a recuperação de motocicletas e bicicletas furtadas, além das operações realizadas em conjunto que contribuÃram para a redução de crimes dando resposta à sociedade na resolução dos problemas de segurança pública.
Juntamente com o Delegado da PolÃcia Civil, Dr. Vinicis Volf Vaz, o prefeito Palito, presidente da Câmara Henrique Godinho, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Dr. José Amorim da Silveira, e o presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente e Segurança Publica, Daniel Fernandes discutiram os dados apresentados e o problema de segurança no municÃpio.
Entre os assuntos discutidos foi com relação à questão do aumento dos furtos de bicicletas, geralmente cometido por menores de idade, os quais geralmente não ficam presos.  O prefeito Palito disse que vai estudar a viabilidade de instalar bicicletários nos locais em que há maior circulação de bicicletas, dando alternativas para a população trancar essas bicicletas e evitar que elas sejam furtadas.
Foi questionado a respeito das infrações cometidas por menores que cometem delitos reiterados e não ficam apreendidos, em virtude da legislação vigente. O Delegado de PolÃcia Civil, Dr. Vinicius, relatou que está trabalhando em cada caso e, conforme a gravidade fará diligências junto ao Ministério Público para que os menores reincidentes sejam internados em casa de ressocialização.
As autoridades policiais questionaram ainda a iluminação das Praças públicas localizadas nos bairros Andorinhas e Planalto; e Centro, que estão com iluminação ineficiente, favorecendo a aglomeração pessoas para cometerem delitos e o tráfico de drogas. O prefeito, ciente da demanda, relatou que providências serão tomadas para resolver os problemas detectados.
A Prefeitura e o Conselho de Segurança Pública vai realizar estudo para instalação de Câmeras de Monitoramento na área central, para inibir a atuação de infratores.
As autoridades também afirmaram intenção para construção da sede própria da Delegacia de PolÃcia Civil e a reativação da confecção de documentos de identidade, um dos anseios da população para evitar o deslocamento à cidade de Patos de Minas.