Aumento da violência é tema de reunião em Presidente Olegário

Delegado Dr. Vinicius Volf Vaz apresentou propostas.Entre as propostas, projetos sociais, trabalho para os detentos e Olho Vivo.
Juiz Dr. Bruno Henrique de Oliveira e o delegado da Polícia Civil Dr. Vinicius Volf Vaz
Juiz Dr. Bruno Henrique de Oliveira e o delegado da Polícia Civil Dr. Vinicius Volf Vaz

A segurança pública de Presidente Olegário voltou a ser debatida nesta sexta-feira (3) no Fórum da Comarca de Presidente Olegário.  É a segunda reunião realizada pelas autoridades para definir metas de combate a violência no município. Nestes dois primeiros meses do ano crimes violentos aumentaram. Foram registrados 4 homicidios e duas tentativas além do número de assaltos.

O debate, promovido pelo juiz da Comarca, Dr. Bruno Henrique de Oliveira, reuniu o comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar, tenente Santoro, delegado Dr. Vinicius Volf Vaz, o prefeito João Carlos Castilho, presidente da Câmara Welson Braga, vereadores Pedro Osvando de Castro, Maria Teodoro, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), professora Dulcelina Corrêa Silveira, Conselho Comunitário de Segurança Pública do município, representantes do Conselho Tutelar e voluntários.

O delegado da Policia Civil Dr. Vinicius Volf Vaz, apresentou propostas para o combate a criminalidade. Será criado um Gabinete de Gestão Integrada Municipal. Entre as propostas está a criação de projetos sociais, implantação do Olho Vivo (câmeras de de vido monitoramento) e o trabalho dos detentos em regime prisional na reforma e construção de obras públicas e limpeza da cidade sendo escoltados pela Polícia Militar.

Entre os projetos sociais definidos está aulas de karatê, judô e jiu-jitsu que serão realizadas na sede do 4º Pelotão PM. O prédio passará por adequação para atender crianças e adolescentes que se encontram no caminho da criminalidade. O juiz Bruno Henrique de Oliveira disse que entre as penas aplicadas a menores infratores terão que participar ativamente dos projetos sociais.

A reforma será feita em parceria com a prefeitura municipal, sociedade civil e a mão-de-obra será dos detentos que terão abatimento na pena pelos dias trabalhados. A criação de uma fundação para o menor aprendiz como o extinto Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem) está em avaliação. Com a demanda outros projetos sociais serão implantados como escolinha de futebol, dança entre outros.

Os custos são altos e os recursos será através da sociedade, prefeitura e das multas de processos aplicadas em crimes.  a Comarca estará contribuindo nos projetos repassando valor em dinheiro.

O gabinete será composto por 11 membros da sociedade que vão discutir a criminalidade e buscar recursos para manter as propostas apresentadas. Farão parte do gabinete o juiz, prefeito, delegado, comandanta de PM, promotor, diretor do presidio, presidente da Câmara, presidente do Consep, CDL, Sindicato Produtores Rurais e Conselho de Meio Ambiente

Leia mais:

Juiz convoca autoridades e sociedade para discutir aumento da violência em reunião

IMG_0007

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP