Professores da rede municipal de ensino de Presidente Olegário realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (11) contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. O protesto aconteceu na Escola Municipal Carmem Celina.
Segundo os organizadores, cerca de 110 professores participaram do ato. A PEC 241 foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora tramitará no Senado federal como PEC 55.  Em protesto, os professores da rede municipal de ensino se vestiram de preto. O vereador Mané Capelobo (PT) participou do protesto.
Com o protesto não tem aula nas escolas municipais e creches de Presidente Olegário nesta sexta-feira (11). As escolas municipais da Zona Rural não aderiram ao protesto.
Para um o lÃder do movimento professor Marco Aurélio a PEC faz cortes em investimentos na área de educação e saúde; e não em tributação.  Na educação o impacto é a partir de 2018 com diminuição do piso salarial dos professores. As conquistas que a categoria teve vai ser diminuÃda com a aprovação dessa PEC”,  disse o professor.
Segundo Marco Aurélio um documento sobre o protesto contra a PEC será encaminado para câmaras de vereadores e deputados; e para o Senado Federal. “O documento também será enviado ao prefeito de Presidente Olegário Palito “PMDB”, prefeito eleito João Carlos Castilho “PV” e vereadores eleitos e usar as redes sociais para divulgar” disse o professor.
Andamento da PEC
Na quarta-feira (9) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o relatório do senador EunÃcio Oliveira (PMDB-CE) favorável à PEC 55, que estabelece um teto para os gastos públicos. O placar da aprovação foi de 19 votos favoráveis e sete contrários – o presidente do colegiado, José Maranhão (PMDB-PB), não vota.