Vereadores aprovam subvenção de R$ 450 mil ao Consep para manutenção e custeio do sistema de monitoramento por câmeras “Olho Vivo”

Ao todo, são 30 equipamentos na cidade e nos distritos de Ponte Firme e Santiago.

Uma subvenção de R$ 450 mil ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Presidente Olegário (Consep) foi aprovado durante reunião da Câmara realizada nesta terça-feira (3).

De acordo com o Projeto de Lei 001/2026 do Executivo Municipal, aprovado por unanimidade, o valor será usado na manutenção e custeio do sistema de monitoramento por câmeras “Olho Vivo” no município.

O projeto de instalação de câmeras com Inteligência Artificial (IA), capazes de fazer reconhecimento facial e também a leitura de placas de veículos já estão sendo instaladas em diferentes pontos da cidade e nos distritos de Ponte Firme e Santiago.

Ao todo, são 30 equipamentos previstos no primeiro momento. A instalação é uma parceria entre a Prefeitura, Polícia Civil e Polícia Militar; e o Conselho Comunitário de Segurança Pública e Meio Ambiente de Presidente Olegário (Consep).

Publicidade

Conforme a administração pública, a tecnologia vai poder ser usadas no auxílio a investigações, dados de segurança e também busca por desaparecidos.

Segundo a Prefeitura, as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículo serão priorizadas em locais de grande movimentação conforme definição das forças de segurança do município. As ferramentas também fazem gravações em 360º.

A justificativa do projeto, que foi proposto pelo Executivo, a medida se justifica pelo relevante interesse público e social envolvido, uma vez que o Sistema Olho Vivo, constitui importante instrumento de prevenção, repressão e apuração de delitos contribuindo significativamente para o fortalecimento da segurança pública, proteção do patrimônio público e privado e tranquilidade da população.

A 1ª Reunião Extraordinária do ano de 2026 está disponível nas redes sociais do Legislativo neste link. Os vereadores não recebem por participação em reunião extra.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Foto: Juarez Martins/Imprensa/CMPO

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leia Também

Publicidade
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP
Publicidade