A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou o investimento de R$ 77 milhões em uma nova instalação em Presidente Olegário para melhoria do sistema elétrico da região. O empreendimento irá acrescentar 138 kV que é uma tensão elétrica de alta tensão. A Subestação será na fazenda do Sr. João do Abel próximo ao Posto Lagomar.
De acordo com a Cemig a construção de uma subestação (SE) no município de Presidente Olegário, faz parte de um amplo plano de investimentos que a companhia vem realizando, o maior de sua história. A nova subestação vai contribuir para o fornecimento de energia elétrica vai beneficiar 26 mil pessoas nos municípios de Presidente Olegário e Lagamar.
Ainda de acordo com a Cemig os investimentos alcançam o montante de R$ 77 milhões aplicados na construção da subestação, além da ampliação e modernização de outras estruturas do sistema elétrico regional.
Serão construídos 35,8 km de linha de distribuição de energia em 138 kV e circuitos de alimentadores em média tensão, que são aqueles que levam a energia até os clientes, tanto urbano quanto rural.
A SE Presidente Olegário 1 tem previsão de entrega no segundo semestre de 2027 e é uma das novas 200 subestações que estão sendo construídas em todas as regiões do estado pela Cemig. Essas entregas representam uma ampliação de quase 50% no número dessas instalações existentes até então.
As 200 subestações fazem parte do Mais Energia, programa da Cemig fundamental para garantir energia com mais qualidade e em maior quantidade. Todas as subestações serão entregues até 2027.