Vereadores aprovam projeto que classifica igrejas como atividades essenciais

Projeto foi apresentado pelo vereador Leandro Nunes
Vereador Leandro Nunes autor do projeto
Vereador Leandro Nunes autor do projeto

Os vereadores de Presidente Olegário aprovaram nesta terça-feira (22), um projeto de Lei que declara essencial as igrejas, templos e espaços religiosos no município.

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) apresentou emenda ao projeto, estabelecendo que o funcionamento no período da pandemia, fica sujeito aos decretos impostos pelo Poder Executivo através do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus/Covid-19. A emenda e o projeto foram aprovados por unanimidade.

Para abrir esses espaços, é preciso que a capacidade de lotação e os protocolos sanitários sejam respeitados, como o uso de álcool em gel, o distanciamento social e o uso de máscaras.

O projeto é de autoria do vereador Leandro Nunes.  Essa aprovação aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por nove a dois votos, que estados e municípios não podem proibir o funcionamento de espaços religiosos durante a pandemia.

Segundo o vereador as atividades religiosas são essenciais para o desenvolvimento do ser humano em sua plenitude. A própria Constituição Federal reconhece em seu Art.5º (direitos fundamentais). “Um decreto presidencial estabeleceu a atividade religiosa como atividade essencial neste período de pandemia” disse o vereador.

Fonte: Ascom/Câmara M. de Presidente Olegário

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP