Três trabalhadores morreram na manhã desta sexta-feira (3) após entrarem em um fosso de chorume. O caso foi registrado em uma unidade da DB Agricultura e Pecuária de Varjão de Minas, no Noroeste de Minas Gerais. A suspeita é de intoxicação por gás tóxico, possivelmente metano.
Em nota, a empresa informou que presta toda a assistência necessária aos familiares das vítimas. Leia o posicionamento da empresa na íntegra mais abaixo.
Desmaios e morte
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a primeira vítima entrou no fosso, de aproximadamente 20 metros, e desmaiou. O segundo trabalhador desceu para tentar socorrer o colega e também perdeu a consciência. Por fim, o terceiro desceu e também desmaiou.
As vítimas são:
- Ricardo Medeiros Soares, de 37 anos;
- Nailton Mendes Lima de Araujo, de 34 anos;
- Fabiano Lucas Martins, de 36 anos.
Após a sequência de desmaios, outros funcionários que estavam próximo não deixaram mais ninguém entrar no fosso e acionaram as equipes de resgate.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate usou equipamentos de proteção respiratória e contou com o apoio de um caminhão munck para acessar o fosso e retirar as vítimas.
Após a retirada, os trabalhadores foram atendidos pelas equipes médicas. No entanto, as mortes foram confirmadas ainda no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os corpos dos trabalhadores após perícia da Polícia Civil foram encaminhados para o Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil de Minas Gerais (PPI) de Patos de Minas para exames de necropsia.
Nota da DB Agricultura e Pecuária
“É com profundo pesar que a DB informa a ocorrência de incidente em uma de nossas unidades em Varjão de Minas, resultando na perda de três colaboradores.
DB está de luto por esta perda e expressa suas sinceras condolências às famílias e amigos. Estamos prestando toda a assistência necessária aos familiares neste momento difícil.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de todos os nossos colaboradores, com as medidas de proteção individuais e coletivas com o treinamento e capacitação de todos de modo a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e mitigar riscos de acidentes.
A DB reitera sua colaboração total com as autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias que levaram a esse triste evento.”
Com informações de Julia Barduco, Paulo Barbosa, g1 Triângulo