A tradição da Folia de Reis, passada de pai para filho, canta as alegrias e a fé do povo no municÃpio de Presidente Olegário. Grupos se reúnem e visitam as casas para lembrar o momento em que os três Reis Magos encontraram e presentearam o menino Jesus.
Desde 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal, ao dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis a rotina da Folia de Santos Reis do povoado de Vargem Grande, do capitão Zé Severo, que atua há 50 anos na folia, é uma só: percorrer as fazendas e visitar as casas e levar música e muita fé.
A maioria das mais de 30 folias do municÃpio de Presidente Olegário começam a rotina no Natal e vai até dia 6 janeiro de 2019, e algumas ainda se estendem pelo mês de janeiro.
A data porém é uma tradição no municÃpio de Presidente Olegário de realizar as tradicionais Festa de Reis no dia 5 de janeiro, ocasião que serão realizadas várias festas pelo municÃpio durante todo o dia. Devido a fé e tradição o dia 5 de janeiro,é feriado municipal, mas este ano a data caiu em um domingo.
A cidade e as comunidades rurais recebem a cantoria dos foliões. Ao som de violões, sanfonas, caixas e pandeiro, os integrantes da Folia de Reis pedem passagem e, de porta em porta, mantém viva a tradição, que foi herdada dos portugueses.
A Folia de Santos Reis da Vargem Grande já iniciou a caminhada nas residências dos devotos José Mariano e Dona Lica em uma fazenda na região do povoado.
A festa de encerramento da Folia de Santos Reis da Vargem Grande, será no dia 5 de janeiro, na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, a famÃlia da senhora Aparecida Domingos é responsável pelo almoço.
O doce para a festa já está sendo preparado pela famÃlia do senhor “João Caxote”. Cerca de 100 latas de doce de 20 litros serão servidas na quadra de esportes da comunidade de Vargem Grande após o almoço na associação.