A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar) participou de reunião na Cozinha Comunitária em Presidente Olegário, para discutir o abate de bovinos no município.
O encontro teve a presença do coordenador do SIM-CISPAR, Pedro Rogerio Pinheiro, do veterinário do CISPAR do município de Presidente Olegário, Elineu Geraldo Marra, do Secretário de Meio Ambiente e Agricultura e vice-prefeito, Júlio Reis e donos de supermercados e açougues do município, além de representantes do Frigorífico Noroeste “FRIGONOR” de João Pinheiro e representante do Instituto Mineiro Agropecuário – IMA -.
O Matadouro Municipal de Presidente Olegário foi fechado em 2003 a pedido do Ministério Público, uma vez que o local estava insalubre para o abate de animais. A Prefeitura iniciou em 2012, a construção de um novo matadouro que não foi finalizado e hoje parte da obra inacabada é usada para abrigo para cães sob a responsabilidade de uma associação defensora dos animais.
Para o secretário de Agricultura de Presidente Olegário, Júlio Reis a discussão sobre o abate foi iniciada entres os órgãos responsáveis pelos setor e comerciantes. “É uma questão de saúde pública por isso temos que dedicar para melhorar a carne que consumimos”, disse o secretário.
Segundo Júlio Reis na reunião ficou definido que o Frigorífico Noroeste agora integrante do Consórcio CISPAR para serviço de inspeção, e a Prefeitura Municipal darão apoio logistico que acarretará em um redução significativa dos custos.
Com a proposta, os comerciantes concordaram em abater no frigorífico garantindo assim uma carne inspecionada e segurança alimentar.
A Prefeitura Municipal de Presidente Olegário já está com o processo licitatório publicado para contratação de caminhão boiadeiro para fazer o transporte dos bovinos para o Frigorífico.
Colaborou: SIM, Cispar e Secretaria de Agricultura.