Secretaria de Saúde de Presidente Olegário descarta uso de fumacê

Fumacê só pode ser usado em caso de epidemia de dengue

A Secretaria de Saúde de Presidente Olegário descartou nesta quinta-feira (22) o uso do fumacê no combate a muriçocas. Moradores queixam de uma infestação de muriçocas. Segundo eles, o problema afeta vários bairros. “À noite, é difícil para a gente dormir. Tem aquelas raquetes que a gente carrega na energia e vamos indo, com remédio na tomada”, reclamou a aposentada Maria das Graças.

Além de coceira pelo corpo e barulho no ouvido durante a noite, a preocupação é maior da aposentada. “Devia passar o [carro] fumacê pelo menos umas vezes na semana, porque é demais”, disse Maria das Graças.

Ainda de acordo com os moradores, os insetos podem ter sido atraídos pela falta de limpeza de bueiros e mato. “Vai chegando seis, sete horas da tarde ninguém aguenta. Você pode fechar casa, pode fazer o que quiser. Os pernilongos invadem mesmo, a noite toda matando pernilongo. Ninguém dorme”, explicou a aposentada.

De acordo com a Coordenadora de Epidemiologia da Secretária de Saúde de Presidente Olegário, Cláudia Souza, o uso do fumacê só é permitido em caso de epidemia de dengue que não é o caso do município. “A Superintendência Regional de Saúde não permite o uso do fumacê por causar desequilíbrio ambiental, o produto não mata só muriçocas e sim vários outros animais e estamos impedidos de aplicar o fumacê” declarou Cláudia Souza.

Segundo Cláudia Souza, a prefeitura fará a limpeza de bueiros que servem de esconderijo para os insetos. A coordenadora pede também a colaboração da população para a limpeza de terrenos e para deixar água suja parada que atrai os insetos.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP