Professores e profissionais da rede municipal de Educação de de Presidente Olegário reuniram nesta segunda-feira (4), na sede do Sindicato Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasp). Dentre outras pautas, o grupo cobra da prefeitura o pagamento da recomposição salarial de 33,24% para todos os profissionais da área, inlcuindo os inativos.
A reunião teve participação de docentes e não docentes, o ato cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional do magistério.
Além do pagamento 33,24% para todos os profissionais da área, inclusive para os inativos a categoria reivindica a adequação da carga horária de todos os professores da educação básica, em especial, os professores que trabalham com crianças de 0 a 3 anos, e os de anos iniciais e finais de acordo com o Plano de cargos e salários da educação municipal Art 38-B (16 hora – aulas semanais destinadas a docência).
Os profissionais também reivindicam o ajustamento da remuneração das aulas de exigência curricular, incidindo sobre elas as vantagens adquiridas pelo servidor.
Segundo os profissionais do magistério o desejo é que as adequações sejam feitas mais rapidamente possível, preferencialmente através de acordos selados com o Executivo para que não seja necessário usar outras estratégias.
Os profissionais da educação marcaram uma manifestação nesta quarta-feira (6), saindo da Praça Dr. Castilho (Prefeitura) até na Praça Independência no horário de funcionamento da Feira Livre do Produtor Rural.
O prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia disse ao Pohoje que o piso está sendo pago a todos servidores do anos finais e os professores dos anos iniciais, receberam 10,06% retroativo, e os mesmo não vão ficarem no prejuízo. “Assim que organizar o índice de gasto com pessoal que vai chegar a 52,84% com o aumento, estaremos concedendo o reajuste” disse Rhenys Cambraia.
Sobre o pagamento para os servidores inativos o prefeito disse que vai enviar um projeto para a Câmara Municipal o mais breve possível e as demais reivindicações os responsáveis pela área já estão analisando para os ajustamentos.
Leia mais:
Vereadores aprovam reajuste para os servidores municipais de Presidente Olegário