O municÃpio de Presidente Olegário confirmou mais um caso de dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica o novo caso foi registrado no bairro Aeroporto. Já o caso suspeito é no bairro Planalto, paciente aguarda resultado do exame.
De janeiro até nesta quinta-feira (28), o municÃpio registrou 13 casos confirmados, no mesmo periodo em 2019, foram 376 casos. Em todo ano de 2019, municÃpio teve 770 casos confirmados de dengue.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica os casos confirmados são no perÃmetro urbano do municÃpio. O centro da cidade tem três casos, os bairros Américo Caetano, Aeroporto e Dona Benta registraram dois casos cada um.
Os bairros Barro Preto, Andorinhas e Planalto registraram um caso cada. Um caso é importado é de BrasÃlia. Uma pessoa de BrasÃlia viajou da capital para Presidente Olegário, apresentou os sintomas de dengue foi atendida no Pronto Socorro do Hospital Municipal Darci Fernandes e o exame deu positivo.
Para o coordenador de Endemias Valdison Oliveira a melhor forma de evitar a dengue é não deixar água parada e cada um fazer sua parte que é muito importante.
A Prefeitura disponibilizou caçambas gratuitamente para os moradores fazerem a limpeza do quintal, para isso é preciso ligar no 3811 0141 e solicitar o agendamento conforme cronograma (no final da reportagem), o coordenador orienta a população para que continue com os cuidados contra o mosquito.
Prevenção em casa
- Mantenha o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas sujas, por exemplo;
- Retire água acumulada na área de serviço;
- Coloque areia nos vasos de plantas, dentre outros.
Qualquer denúncia de criadouro pode ser feita no telefone 34 3811 – 01 41 Setor de Endemias ou no 34 3811- 01 30 na Vigilância em Saúde.