Se o mês de outubro é conhecido pela campanha “Outubro Rosa”, em alusão ao combate ao Câncer de Mama, novembro é conhecido pelo “Novembro Azul”, que conscientiza sobre o Câncer de Próstata. A campanha foi criada em 2003 na Austrália e desde então se espalhou para o mundo com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
Nesta terça-feira 1º de novembro, a Prefeitura de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha no município no Recanto Dona Tininha. Participaram do evento o prefeito sargento Rhenys Cambraia, vice-prefeito Júlio Reis, secretário Planejamento César Araújo, profissionais da Saúde e populares.
Durante o evento o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou palestras sobre “A Saúde do Homem”, Conscientização e prevenção do câncer de próstata. A palestrante foi Andressa Domingues Ferreira, estagiária 8º período de Medicina da Faculdade Morgana Potrich -FAMP.
Exames gratuitos
A Prefeitura oferece, exames gratuitos para detecção precoce do câncer de próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, de cuidado à saúde dos homens, mulheres trans e travesti.
Os interessados com idade, de 40 anos, ou mais devem procurar as unidades de Saúde do município de referência que residem e agendar a consulta para pedido do exame. O exame de PSA oferecido, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente será encaminhado a um médico urologista para exames complementares.
Câncer de Próstata
“O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Este é o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo, vergonha, preconceito ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As ações da Saúde buscam justamente mudar isso”.
Fatores de risco
– Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
– Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco;
– Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado;
– Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:
– dificuldade de urinar;
– demora em começar e terminar de urinar;
– sangue na urina;
– diminuição do jato de urina;
– necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Em caso de suspeita de câncer de próstata, o homem deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para avaliação e exames médicos.
Colaborou: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Olegário.