O novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Olegário (SMS) nesta sexta-feira (3) aponta 12 casos suspeitos de coronavÃrus. É o segundo dia seguido que não há alteração no número de registro de casos suspeitos no municÃpio.
O municÃpio não tem caso confirmado da doença. Os 12 pacientes estão isolados em seus domicÃlios e são monitorados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
Para evitar a contaminação pelo vÃrus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do Estado de Minas Gerais e da prefeitura, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir à s ruas.
Ainda segunda a Secretaria Municipal de Saúde é feita a coleta de material nos pacientes e enviadas para Fundação Ezequiel Dias – Funed – em Belo Horizonte que realiza os exames.
No municÃpio de Presidente Olegário das 12 pessoas suspeitas nenhuma ainda teve o resultado divulgado.
Ampliação de laboratórios
O Governo de Minas ampliou a rede de testes para o novo coronavÃrus. A Funed realiza os exames de todo estado de Minas Gerais. Com a decisão 19 laboratórios estão aptos a realizarem o diagnóstico para identificação da Covid-19. Com a ampliação da Rede, a Funed prevê que serão processadas, por dia, 1800 amostras, antes eram 200.
Entre os laboratórios está da Universidade Federal de Viçosa – UFV – Campus de Rio ParanaÃba. Confira neste link quais são os laboratórios habilitados
O que diz a Secretaria de Estado da Saúde – SES – MG -.
A Secretaria Estadual de Saúde enviou uma nota ao Pohoje sobre como é feita a triagem para realização dos exames. (Leia abaixo a nota).
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do COES CoronavÃrus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente.Â
Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clÃnicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.
Definido como caso suspeito, o municÃpio preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, especÃfico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do CoronavÃrus no Estado.
O COES CoronavÃrus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao municÃpio e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.Â