Polícia Civil investiga perda de mais de mil doses de vacina contra a Covid-19 em Presidente Olegário

Um dos refrigeradores que armazena as vacinas foi encontrado desligado nesta segunda-feira (29).

A Polícia Civil vai investigar a perca de vacinas contra a Covid-19, imunizantes para outras doenças e medicamentos após uma pane em um freezer na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Presidente Olegário, onde estariam armazenados.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 1.037 doses foram perdidas de Coronavac e 291 entre vacinas e medicamentos. Douglas Cambraia secretário de Saúde disse que um inquérito será aberto para apurara as responsabilidades. 

Após a publicação da reportagem do Pohoje ser publicada com quantidade de doses perdidas da Covid-19, o setor comunicou o erro na soma na contagem dos números de vacinas perdidas e enviada a imprensa, uma vez que somou o lote 210087 com 400 imunizantes foi contado, duas vezes e que o número correto é de 1.037 doses perdidas (rascunho feito ao lado)

Segundo o secretário de Saúde Douglas Cambraia, no final de semana ocorreram quedas de energia, os refrigeradores tem um sistema de baterias, justamente para prevenir incidentes, mas um dos equipamentos não religou e foi encontrado desligado hoje de manhã por funcionários do setor.

Por causa do problema, a vacinação teve que ser temporariamente suspensa na parte da manhã desta segunda-feira (29) e retomada no início da tarde com a chegada de mais um lote com 410 doses para idosos na faixa etária de 70 e 73 anos.

Segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para os procedimentos legais e realizar o descarte, bem como a reposição.

A  perícia da Policia Civil foi acionada para periciar o refrigerador e foi registrado uma ocorrência policial. O delegado da Polícia Civil, Dr. Vinicius Volf Vaz disse ao Pohoje que vai ser instaurada uma investigação para verificar se ocorreu algum fato criminoso envolvendo o caso.

Em nota, a Cemig informou que uma máquina agrícola derrubou uma estrutura da linha de distribuição de 138 kV Araxá 2 – Jaguara, localizada 25 km de Araxá, na manhã do último sábado (27/3). Logo após a ocorrência as equipes da Cemig realizaram os procedimentos necessários para garantir a integridade física do motorista da máquina agrícola e transferir o atendimento para a subestação Araxá 1.

Como consequência dos danos de grande complexidade causados à linha Araxá 2 – Jaguara, na noite do sábado, horário em que o sistema elétrico é mais demandado, foi necessário realizar novas transferências de carga para garantir a continuidade do atendimento aos clientes. Essas manobras resultaram em piques de energia que tiveram duração de até quatro minutos.

A Cemig está realizando um esforço concentrado desde o início da ocorrência para restabelecer a linha danificada. Novas estruturas de emergência estão sendo instaladas para recompor a funcionalidade da linha.  Uma das estruturas foi erguida ontem (28), e outra deve ser concluída na tarde de hoje, quando o atendimento será normalizado por essa linha.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP