
Cerca de 210 pacientes de 31 municÃpios da região Noroeste e Alto ParanaÃba enfrentam problemas para tratar de hemodiálise no Hospital São Lucas na cidade de Patos de Minas. Destes pacientes cerca de 23 são do municÃpio de Presidente Olegário.
Eles manifestaram nesta sexta-feira (28), pedindo melhoria no atendimento e dizem que falta equipamentos necessários para o atendimento diário.
Segundo os pacientes várias máquinas estão estragadas e os ar-condicionados não funcionam na Unidade de Nefrologia.
O problema reflete na saúde do filho de Magda Soaria de Freitas, servidora pública em Presidente Olegário. O filho dela, Arthur, de oito anos, três vezes por semana faz o tratamento.
“A ureia dele continua bem alta. Isso é preocupante, pois a diálise é feita para purificar o sangue e não está fazendo completamenteâ€, disse.
Os pacientes gravaram um vÃdeo mostrando a situação da Unidade de Nefrologia.
O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS – na rede particular pelo Hospital São Lucas que foi arrendado há cerca de 12 meses pela  Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam).
O diretor da unidade Patrick Teixeira disse que nenhum paciente está sem atendimento e que a redução no tempo do tratamento é feita por recomendação médica e que nenhum paciente corre risco.
Sobre as máquinas Patrick Teixeira informou que as máquinas serão trocadas e que tudo se normalizar na primeira quinzena de janeiro de 2019.