Três homens, de 35, 38 e 45 anos, foram presos e maquinários agrÃcolas furtados foram recuperadas durante a Operação “Carga Pesadaâ€, realizada em Presidente Olegário, Patos de Minas, Lagoa Grande e Vazante entre sábado (14) e esta segunda-feira (16). Segundo a PolÃcia Civil, os equipamentos furtados eram carga de um transportadora no momento do crime e estão avaliados em R$ 431.816,03.
Todo o material foi encontrado em duas fazendas de Lagoa Grande e em uma fazenda em Vazante. De acordo com a PolÃcia Civil, a carga pertence a uma empresa que teria contratado o transporte de frete entre sua sede em Matão (SP) para o estado de Rondônia. A viagem teve inÃcio no dia 5 deste mês.
Contudo, segundo a investigação, o motorista responsável pelo frete teria modificado a rota e passado em Patos de Minas. A empresa dona dos maquinários não teve mais contato com o motorista e não teve os bens entregues na data prevista, e fez o registro na ocorrência na PolÃcia Civil de São Paulo.
Os objetos apreendidos foram reconhecidos pela empresa como sendo os materiais furtados e foram devidamente restituÃdos para o representante legal da companhia.
Itens encontrados em Lagoa Grande
No sábado, policiais civis foram até uma fazenda indicada durante investigação, de responsabilidade de dois irmãos, de 35 e 38 anos, em Lagoa Grande. No local, a equipe policial visualizou maquinários na área externa. Os equipamentos foram identificados como pertencente a uma carga que havia sido furtada de uma transportadora.
Em seguida, os policiais localizaram os irmãos, os quais receberam voz de prisão em flagrante delito. Conforme a PolÃcia Civil, eles são conhecidos no meio policial como envolvidos com crimes patrimoniais.
Aos policiais, o homem de 38 anos confirmou ser responsável pelos equipamentos, alegando ter adquirido de terceiro e que pretendia revendê-los. Já o outro, de 35 anos, alegou estar apenas auxiliando o irmão a vender os maquinários.
A polÃcia ainda teve a informação de que os irmãos teriam levado itens para outra fazenda nas proximidades. A equipe foi até o local identificado e, acompanhada do proprietário da fazenda, de 45 anos, foram localizados vários itens de implementos utilizados em tratores debaixo de uma árvore na área externa.
Os dois irmão foram presos e encaminhados ao presÃdio. Já o homem de 45 anos foi detido e foi liberado após o pagamento de fiança crime.
Máquinas em Vazante
Como ainda havia itens furtados não encontrados, os policiais questionaram os investigados. O irmão mais velho afirmou ter vendido alguns equipamentos para um morador de Vazante. A informação foi repassada para a PolÃcia Civil daquela cidade, que foi até a propriedade rural nesta segunda-feira, e confirmou que as máquinas furtadas estavam no local.
Questionado, o proprietário confirmou ter adquirido os equipamentos do homem de 38 anos e afirmou que não tinha conhecimento da procedência ilÃcita. O material foi apreendido.
Os dois irmãos foram autuados e encaminhados para a Penitenciária Deputado Expedito de Farias Tavares em PatrocÃnio. Já o investigado de 45 anos de idade foi liberado após o pagamento de fiança crime.
A Operação teve a participação de 11 policiais civis, viaturas caracterizadas e descaracterizadas, sendo a ação coordenada pelos delegados de PolÃcia VinÃcius Volf Vaz (Presidente Olegário), Érico Rodovalho (Patos de Minas) e André Luiz (Vazante).
Colaborou: G1 Triângulo e Alto ParanaÃba.