A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE – que está sendo construÃda pela Prefeitura de Presidente Olegário, é esperada há décadas pelos moradores, pois hoje todo o esgoto que sai das casas de cerca de 14 mil pessoas, não é tratado.
O problema poderia ter sido resolvido há décadas, foram promessas a cada Eleição até que teve inÃcio, a obra começou e parou. Em 2012, a obra foi iniciada, mudou de local e foi reiniciada em 2014, na época a Prefeitura alegou que não seria possÃvel aproveitar a construção iniciada em 2012, pois a Funasa não aprovou o projeto.
Diante deste impasse, a Funasa liberou e aprovou um projeto próximo as fazendas Pirapitinga e Pontinha, às margens da MG -354. A obra ficou para por 20 meses, sendo retomada na atual gestão no mês de junho de 2018.
Todo a verba para construção da -ETE – já foi depositada na conta da Prefeitura pelo Governo Federal, sendo R$ 4.254.014,81. Já foi pago a empreiteira FOMENGE EENGENHARIA LTDA R$ 3,4 milhões, com 82% da obra concluÃda -. A licença ambiental da ETE vence em outubro de 2019. O municÃpio informou que uma nova licença será solicitada.
Na Estação de Tratamento de Esgoto, foram finalizados tratamento preliminar, elevatória pós tratamento preliminar, reatores UASB, leitos de secagem e o filtro biológico percolador. Também foi construÃda uma rede interceptora, entre o Terminal Rodoviário José Januário Pinheiro e à Estação de Tratamento de Esgoto, com 3,6 km de extensão.
Está sendo executado serviços de construção de decantador, elevatória de recirculação, edificação administrativa, urbanização, pavimentação, e instalação de queimador de biogás.
Já foi inicializada a construção de uma elevatória de esgotos próxima ao LaticÃnios Presidente e Frutpres. A última etapa da ora será a extensão da rede elétrica trifásica até a – ETE -, e execução de instalações internas e das elevatórias.