Novo decreto libera funcionamento do comércio em Presidente Olegário, mas com medidas de prevenção ao coronavírus

Decisão foi tomada apos reunião entre Comitê, Prefeitura e CDL. Município tem 12 casos suspeitos.

Um novo decreto da Prefeitura de Presidente Olegário, liberou a abertura de parte do comércio a partir de sexta-feira (3), desde que os comerciantes adotem medidas de prevenção ao novo coronavírus. O prazo do decreto é por tempo indeterminado.

Conforme as novas normas, os lojistas  do comércio em Presidente Olegário podem voltar às atividades, em horário de 9h às 18h de segunda a sexta-feira e de 8h ás 12h aos sábados. Fica proibido qualquer tipo promoção ou desconto de produtos à venda nas lojas durante este período de crise do Coronavírus.

De acordo com a Prefeitura, o decreto foi sancionado após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL -, Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento da Doença. A abertura equilibra as ações de enfrentamento ao coronavírus e o setor econômico; o município tem 12 casos suspeitos da doença. O decreto pode ser revisto a depender da necessidade de maior ou menor restrição.

Podem abrir com restrições: lojas de confecções, tecidos armarinhos calçados, presentes informáticas, clinicas (odontológicas, fisioterapia e veterinária), empresas, fábrica, salão de beleza e congeneres.

Estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias estão autorizadas a funcionar de portas abertas, mas o consumo no local continua proibido. A permissão é apenas para retirada de produtos até o tempo limite.

Podem abrir: farmácias e drogarias; supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, distribuidoras de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, agências bancárias e similares; funerárias e imprensa.

Não podem abrir: clubes, boates, academias, (eventos públicos e privados de qualquer natureza com público superior a trinta pessoas).

A orientação para todos os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar, é que os mesmos devem adotar medidas rigorosas de higiene para os usuários e os funcionários. Tais medidas visam coibir a disseminação do coronavírus.

Todas as informações constam no Decreto. Clique aqui e leia o Decreto. 

2 respostas

  1. Não dá pra entender essas decisões de liberar alguns comércios e proibir outros. Presidente Olegário tem um só clube e te garanto que o movimento é mínimo, tem 3 ou 4 academias com muitos alunos porém, como são distribuidos ao logo do dia, das 05h às 22h, a média não passa de 10 alunos por hora e boates nem tem em PO.
    Já todos os comércios liberados, a maioria nem fechou, prinicipalmente a lotérica e os bancos que o movimento foi bem grande e sem distanciamento nenhum das pessoas e nem controle por parte deles tinha.
    Eu sempre disse que o comércia deveria funcionar, para não quebrar a economia do país, mas que isso não significava vida normal e povo na rua. A pessoa apenas teria a oportunidade de quando precisar, sair, comprar o necessário e voltar de imediato pra casa.
    O isolamento é corretísimo mas no fundo, se pararmos para analisarmos bem, o fechamento do comércio não ajudaou em praticamente nada, só deu prejuízo aos empresários e empregados pois, quem precisava ou não respeitava, estava na rua do mesmo jeito.
    Sabem o que realmente iria funcionar? Um povo mais consciente, mais sério, mais educado e preocupado com o próximo. Caso isso realmente fosse levado a sério, só o isolamento vertical já bastaria.

  2. E digo mais! Caso fossemos um povo educado, consciente e procupado com o próximo, o isolamento vertical daria tão certo que ninguém precisaria perder o emprego, todos estariamos pagando, com uma certa dificuldade, nossas contas em dia. Os empresários teriam prejuízo mínimos os governos, municipais, estaduais e o federal, continuariam com os tributos sendo arrecadados praticamente igual.
    O que poderia ser realizado, já que ao invés dos governos perderem arrecadação, o municipal poderia investir em carros de som rodando o dia todo, juntamente com a polícia, solicitando, ou até mesmo exigindo, que as pessoas que estivessem batendo perna à toa, se recolhesse em suas casas.
    A briga política que estamos vivendo, sem pudor algum, colocando medo no povo e levando a alguns até a adoecer de medo e preocupação, é que está matando nosso povo. Tolo do povo que confia em político e não vê o que estão fazendo pra tomar o poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP