Moradores da zona rural do municÃpio de Presidente Olegário, vêm enfrentando uma situação crÃtica após pontes em estradas rurais ficarem danificadas após intensas chuvas. O perÃodo chuvoso tem agravado ainda a situação, uma vez que as construções são antigas.
Conforme a Prefeitura, 11 pontes foram danificadas e a administração tentar minimizar o problema. A Prefeitura de Presidente Olegário informou que a zona rural é composta por mais de 4 mil km de estradas de terra. Mais de 29,2% da população do municÃpio, cerca de 5,7 mil pessoas, residem na área rural e estão sendo afetadas pelas condições das estradas e pontes.
As pontes danificadas estão localizadas em várias partes do municÃpio. Na região da Lobeira, são duas pontes (córregos da Lobeira e Três Barras), região da Prata três pontes Cachoeira da Prata (Córrego Santo Antônio), Pé do Morro (Córrego do Grotão) e Ilha Grande (Córrego do Vazante); duas pontes no Ribeirão Três Barras próximo a Estação de Tratamento de Ãgua da Copasa (ETA).
As outras pontes danificadas ficam no Distrito da Galena, no Córrego Dantas, uma no povoado de Andrequice Córrego do Angico, ponte no Córrego Fundo no povoado de Bela Vista e no Córrego da Pirapitinga sentido Vargem Grande. Em nota a Prefeitura reconhece a a situação crÃtica e conta que realiza trabalhos de manutenção e reconstrução de algumas travessias na área rural.
Três pontes estão interditadas: uma no Córrego Fundo na região de Bela Vista e duas na região da Prata; nos córregos do Grotão e do Valente. As demais pontes estão parcialmente interditadas e o tráfego de veÃculos é permitido só até 5 toneladas. No local será colocado placas de avisos.
Segundo a Prefeitura um engenheiro do municÃpio e outro da Associação dos MunicÃpios da Microrregião do Alto ParanaÃba – Amapar – avaliaram as pontes para definir quais pontes serão reconstruÃdas e feita manutenção, em seguida o serviço será licitado com urgência para iniciar o trabalho de recuperação.
Estradas
De acordo com a Prefeitura desde o final do ano de 2019 e este ano, o municÃpio tem recebido um grande volume de chuva, e tão logo que parar de chover as estradas serão recuperadas, já que não dá para operar à s máquinas com o solo encharcado e as pontes serão recuperadas.
De 1º de janeiro deste ano até esta quarta-feira (11), já choveu 607,1 milimetros no municÃpio de Presidente Olegário, no mesmo periodo em 2019 foram 435,6 mm, sendo 171,5 milÃmetros mais.