
O prefeito de Presidente Olegário João Carlos Castilho, presidente da Câmara Welson Braga, delegado Dr. Vinicius Volf Vaz, comandante do 4º Pelotão PM, tenente Santoro e o juiz da Comarca de Presidente Olegáiro, Dr. Bruno Henrique Oliveira, reuniram na tarde desta quarta-feira (15),  para discutir a segurança pública no municÃpio.
Além dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo,  Judiciário e PolÃcia Militar e Civil, foram chamados para a reunião a presidente Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Dulcelina Corrêa Silveira, as vereadoras Maria Teodoro e Zélia Queiroz; representantes de entidades, Conselho Tutelar, sindicatos e comerciantes.  Os outros vereadores não compareceram.
O encontro foi articulado pelo juiz Bruno Henrique de Oliveira em razão de aumento da violência no municÃpio  recentemente principalmente os crimes praticados por menores como assalto e tráfico de drogas.
O juiz destacou a importância da sociedade civil para ajudar a melhorar a situação dos menores.  “Não é possÃvel que a cidade não tenha como abraçar seus filhos, criando possibilidade à aqueles que não tem oportunidades” disse o magistrado.
O magistrado apresentou uma proposta para que autoridades e a sociedade se mobilize para criar um projeto para atender os menores através do esporte com atividades de artes maciais, música, dança, bicicleta e escolinha de futebol.
Durante os debates ficou definido que o Consep irá apresentar um projeto para as atividades esportivas. Serão usados o Poliesportivo Prefeito José Mendes e a sede do 4º Pelotão PM para aulas de artes maciais. O pelotão será adaptado pela prefeitura municipal para receber as aulas.
O prefeito João Carlos Castilho disse que o municÃpio estará dando apoio a iniciativa fornecendo professores de educação fÃsica, estagiários da área e espaço fÃsico.
O delegado Dr. Vinicius Volf Vaz sugeriu a criação de um gabinete de Segurança Pública com representantes das entidades para reunir mensalmente e discutir os indices de criminalidade e apresentar sugestão as autoridades.
Foi levantado a proposta de criar um projeto para menor aprendiz como o extinto Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem) para atender os menores que não podem trabalhar devido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A proposta será discutida em reunião com o Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e autoridades.
Segundo o juiz Dr. Bruno Henrique Oliveira o Consep fará um levantamento do custo dos projetos que serão mantidos em parceria entre o poder público, parte das multas aplicadas aos apenados na Comarca, doações e a participação de voluntários.