
A idosa Divina Ambrósio de Jesus de 84 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer na manhã desta sexta-feira (3), no Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas.
Ela foi atacada por um enxame de abelhas próximo a um córrego no bairro Saltador em Presidente Olegário, nesta quinta-feira (2).
De acordo com o médico Gilberto Moreira Palma, a vÃtima sofreu mais de 500 picadas e foi socorrida até o Hospital Municipal Darci José Fernandes de Presidente Olegário.
Na madrugada desta sexta-feira (3), o quadro clÃnico da idosa agravou e ela foi transferida para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas onde veio a óbito.
Abelha-europeia
Após o fato, o biólogo Helder Canto Resende deu dicas de como agir em situações como esta. Segundo o professor especialista em abelhas, os animais são da espécie Apis mellifera, popularmente conhecida como abelha-europeia, por terem sido trazidas da Europa e da Ãfrica para produzir cera, velas e mel.
O especialista ainda deu dicas para evitar acidentes com abelhas. “Como elas são defensivas, nunca chegar perto de uma colmeia sem estar protegido; nunca matar a abelha, pois quando morrem elas liberam feromônios, um cheiro natural, que vai atrair outras abelhasâ€, disse.
Helder Canto falou ainda que, ao receber a ferroada, não retirar o ferrão com a mão, pois pode apertar a bolsa de veneno que fica presa ao ferrão e liberar mais da substância. O indicado é que o ferrão seja “raspado†por uma lâmina. E por fim, passar uma pomada própria ou procurar imediatamente um posto de saúde caso a pessoa tenha alergia.
O corpo de Dona Diva está sendo velado no Velório São Vicente de Paulo. O sepultamento será às 8h no Cemitério Municipal de Presidente Olegário.
Colaborou: G1
Leia Mais:
Idosa de 84 anos é picada por cerca de 500 abelhas