Idosa de 84 anos é picada por cerca de 500 abelhas

Idosa chegou inconsciente no Hospital Municipal Darci José Fernandes"Quadro da paciente é estável", diz médico.
Idosa picada por abelhas no bairro Saltador
Idosa picada por abelhas no bairro Saltador

Uma idosa de 84 anos ficou ferida depois de ser picada em um ataque de abelhas nesta quinta-feira (2) no bairro Saltador, em Presidente Olegário. De acordo com informações dos familiares o ataque foi próximo a um córrego.

Os insetos atacaram e picaram a idosa, que precisou ser levada ao pronto-socorro do Hospital Municipal Darci José Fernandes.

A idosa foi socorrida por militares e o motorista da ambulância que colocaram fogo em um lençol para espantar as abelhas.

O médico Dr. Gilberto Moreira Palma  disse ao Pohoje que a paciente chegou inconsciente e o quadro foi estabilizado. Ainda segundo o médico cerca de 500 abelhas atacaram a mulher.

Os familiares relataram que a idosa tem o costume de ir no local para buscar lenha. Uma das filhas da idosa relatou ao Pohoje, que apesar da idade avançada a mãe é forte.

“Graças a Deus e as pessoas que a socorreram minha mãe esta recuperando” relatou a filha Cida.

Na noite desta quinta-feira (2), ela foi transferida para o Hospital Regional de Patos de Minas, e segue estável, porém sem previsão de alta.

Abelha-europeia
Após o fato, o biólogo Helder Canto Resende deu dicas de como agir em situações como esta. Segundo o professor especialista em abelhas, os animais são da espécie Apis mellifera, popularmente conhecida como abelha-europeia, por terem sido trazidas da Europa e da África para produzir cera, velas e mel.

O especialista ainda deu dicas para evitar acidentes com abelhas. “Como elas são defensivas, nunca chegar perto de uma colmeia sem estar protegido; nunca matar a abelha, pois quando morrem elas liberam feromônios, um cheiro natural, que vai atrair outras abelhas”, disse.

Helder Canto falou ainda que, ao receber a ferroada, não retirar o ferrão com a mão, pois pode apertar a bolsa de veneno que fica presa ao ferrão e liberar mais da substância. O indicado é que o ferrão seja “raspado” por uma lâmina. E por fim, passar uma pomada própria ou procurar imediatamente um posto de saúde caso a pessoa tenha alergia.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP