
Os bancários de bancos públicos e privados decidiram entrar em greve a partir desta terça (30), por tempo indeterminado, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Mas em Presidente Olegário, as três agências dos Bancos Itaú, Brasil e SICOOB estão funcionando normalmente. Um funcionário do Banco do Brasil que não quis identificar nos relatou que os funcionários podem aderir à greve a qualquer momento.
Reivindicações dos bancários
Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também pede aumento nos valores de benefÃcios como vale refeição, auxÃlio creche, gratificação de caixa, entre outros.
Além do aumento de salário e benefÃcios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.
A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 8%. No entanto, o novo Ãndice foi considerado insuficiente pelos bancários.
Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. Os bancários do Banco do Brasil de Presidente Olegário adeririam na época a essa greve. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedirem um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do inÃcio de outubro.