Festa de Nossa Senhora da Abadia começa nesta terça-feira em Andrequice

Nesta terça-feira (6), começa a 131ª Festa de Nossa Senhora da Abadia no Santuário de Andrequice, área rural de Presidente Olegário. As missas, no Santuário, serão celebradas todos os dias e seguem até 16 de agosto, com a missa de despedida dos romeiros.

A primeira missa será celebrada pelo padre Marino Santos pároco da Paróquia Santa Rita de Presidente Olegário e concelebrada pelo monsenhor Antônio Severo e; vigário Leomar Máximo (Paróquia Santa Rita), padre José Ronaldo da Paróquia São Sebastião de Lagoa Grande, ao todo serão 9 novenas.

Veja a Programação da  131ª Festa de Nossa Senhora da Abadia.

Ao todo serão celebradas 29 missas. Todos os dias após as celebrações tem quermesse na barraca do Santuário. Este ano a tradicional Festa de Andrequice tem algumas proibições devido a um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – assinado entre o Ministério Público e representantes de diversos setores.

PUBLICIDADE

É proibido o funcionamento de boates e som automotivo; o som mecânico e a música ao vivo é permitido em local aberto até às 2h da manhã. Os romeiros não poderão montar barracas às margens do Rio Andrequice. Foi feita uma cerca com placas às margens do rio, os romeiros poderão nadar no rio normalmente.

Foi destinado uma área entre o Rio Andrequice e o Santuário de Nossa Senhora da Abadia para montagem de barracas de romeiros. Dez banheiros químicos serão instalados para uso dos romeiros.

Segurança

O 5º Pelotão da Polícia Militar de Presidente Olegário destinará um efetivo maior durante os dias de festa. Haverá um reforço policial com militares do 15º Batalhão da Polícia Militar. Os conselheiros tutelares vão trabalhar em sistema de plantão.

Saúde

A Prefeitura Municipal de Presidente Olegário, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez uma parceria com os municípios de Varjão de Minas, João Pinheiro e São Gonçalo do Abaeté para atendimento 24h na Unidade Básica de Saúde de Andrequice a partir do dia 9 de agosto. As quatro prefeituras vão disponibilizar uma equipe para o plantão com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, recepcionista, auxiliar de serviços gerais. Também ficará uma ambulância com motorista de plantão.

Coleta de Lixo

O serviço de coleta de lixo será feita todos os dias por uma equipe contratada pela Prefeitura. O diretor da Usina de Reciclagem de Lixo, Jones dos Santos “Chatinho” vai coordenar o serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *