
O Governo de Minas Gerais vai enviar nos próximos dias, 682.435 de testes rápidos para Covid-19 para os municípios mineiros. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) é manter a expansão do diagnóstico da Covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direccionará esforços para a contenção da pandemia no estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) os testes rápidos de antígenos (TR-Ag), serão destinados, prioritariamente, a pessoas sintomáticas, seguindo a estratégia de Diagnóstico Assistencial descrita no Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE-Teste), do Ministério da Saúde. Os kits já foram enviados para as Unidades Regionais de Saúde e, nos próximos dias, serão repassados aos municípios.
“O envio dos testes rápidos é fundamental para auxiliar as secretarias municipais de Saúde na rápida identificação e confirmação dos casos e, consequentemente, na orientação de isolamento imediato das pessoas infectadas, além das orientações adicionais para monitoramento e isolamento de seus contatos, diminuindo a chance de exposição de novas pessoas ao vírus”, observa a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira.
Orientações
A SES-MG orienta que, se possível, as secretarias municipais de Saúde organizem ações de testagem extramuros e também que realizem a triagem de casos de Covid-19.
A realização dos TR-Ag para covid-19 é feita pela coleta de amostras por meio de swab nasal ou nasofaríngeo, e os resultados ficam disponíveis em cerca de 30 minutos. Todos os testes realizados devem ser registrados no e-SUS Notifica, independente do resultado positivo ou negativo.
O município de Presidente Olegário vai receber 1, 135 testes rápidos do Governo de Minas. Clique aqui e veja quanto cada município de Minas vai receber.
Casos de Covid em Presidente Olegário
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (18), o município registrou 5 novos casos da doença nas últimas 24h. O total de casos confirmados é de 2.006, sendo que 1.833 estão curados da doença, 136 pacientes estão em isolamento domiciliar, um está internado e tem 36 óbitos confirmados e 5 casos suspeitos da doença.
Colaborou: Agência Minas/Fábio Marchetto / SES-MG