A Prefeitura de Presidente Olegário, instalou na manhã desta terça-feira (9), barreira sanitária na entrada da cidade MG -354 – Próximo ao Auto Posto Presidente. A fiscalização conta com o apoio da PolÃcia Militar (PM) e tem o objetivo de rastreamento clÃnico de motoristas e passageiros. A fiscalização será por tempo indeterminado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a medida foi tomada após o municÃpio registrar um caso positivo e dois casos suspeitos do coronavÃrus. Dezesseis casos foram descartados.
A entrada na cidade só é permitida pelo trevo em frente ao Auto Posto Presidente. Os trevos do Andorinhas e próximo a antiga cerâmica estão fechados. VeÃculos em direção à s saÃdas de Presidente Olegário serão dispensados da fiscalização, assim como ambulâncias e carros oficiais em serviço.
A Prefeitura de Presidente Olegário pede a colaboração as pessoas que não residem no municÃpio, na não desloque sem um motivo justo no feriado prolongado.
Na barreira sanitária agentes de saúde medem a temperatura das pessoas caso esteja alterada ou apresente os sintomas de Covid-19 são orientados a retornarem e procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Os agentes de saúde também levam informações e esclarecimentos do coronavÃrus, distribui materiais de proteção (máscaras) e impressos de caráter educativo.
Nos dias de restrição, o acesso ao municÃpio só será liberado para moradores que comprovem residência no municÃpio de Presidente Olegário e para pessoas de outras localidades que comprovem a necessidade de entrar na cidade.
É permitida a entrada no municÃpio de Presidente Olegário:
1 – de caminhões de abastecimento de itens essenciais. devendo apresentar a Nota Fiscal da entrega da mercadoria.
2 – de pessoas que trabalhem nos estabelecimentos cuja atividade esteja em funcionamento no municÃpio.
3- de pessoas que tenham que acessar serviços públicos que estejam disponÃveis,devendo apresentar documento que comprove tal alegação.
A barreira sanitária restritiva tem a participação enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal Darci José Fernandes; agentes da Vigilância Sanitária e do Setor de Endemias com apoio da PolÃcia Militar do 5º Pelotão PM.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Presidente Olegário.