Coronavírus: Ministério Público recomenda que Prefeitura de Presidente Olegário fiscalize comércios 

Comerciantes estão se adequando as medidas. Quem não obedecer pode ser multado ou ter o comércio fechado.

O comércio foi reaberto em Presidente Olegário no dia 3 de abril, e a Prefeitura começou uma fiscalização para que os estabelecimentos adotem medidas protetivas contra o coronavírus. O município tem 13 casos suspeitos da doença, nenhum confirmado.

A fiscalização atente recomendação do promotor Dr. Bruno Rossi do Ministério Público. O promotor recomendou que a Prefeitura de Presidente Olegário fiscalize os estabelecimentos para que os mesmos tome as medidas de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.

Além das medidas de proteção o Ministério Público recomendou a Prefeitura que faça uma campanha com ampla divulgação de alerta a população sobre o coronavírus.

Fiscais da Vigilância Sanitária estão fiscalizando os comércios e orientando a todos para cumprir as medidas de segurança para evitar o contágio. Caso as medidas exigidas não forem cumpridas os proprietários podem ser multados e ter o estabelecimento fechado.

Nesta quinta-feira (9), os comerciantes começaram a atender a recomendação nas lojas. Entre as medidas estão a colocação de álcool em gel para os consumidores e funcionários, limitação de número de pessoas para entrar nos estabelecimentos, os funcionários usarem máscaras para atender o cliente, em alguns comércios portas foram fechadas e foi feita barreira para o atendimento.

De acordo com a Prefeitura em alguns casos a Polícia Militar vai auxiliar os fiscais durante a fiscalização dos estabelecimentos.

Clientes também devem adotar cuidados especiais

As medidas de segurança devem ser seguidas não só pelos comerciantes, mas também pelos clientes. Ao entrar no comércio use o álcool em gel nas mãos que esta disponibilizado para você, caso tenha fila fique pelo menos 2 metros de distância da outra pessoa.

No momento, é importante que as pessoas atentem ainda mais para a chamada “etiqueta respiratória” (evitando falar muito perto das outras, utilizando o braço na hora de tossir ou espirrar e sempre fazendo a higienização das mãos), além de evitar ir aos estabelecimentos em grupos.

Toda mercadoria que você leva para sua casa pode ter sido tocado por outras pessoas e eventualmente ainda estar carregando o vírus ativo. É importante que embalagens sejam higienizadas, com desinfetantes que a pessoa tenha em casa ou com o próprio álcool em gel.

As frutas e verduras que vão ser consumidas crus precisam ser bem lavadas, antes inclusive de serem armazenadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP