Coronavírus: boletim da Vigilância Epidemiológica  não tem alterações no número de casos suspeitos em Presidente Olegário

Município continua com 8 casos suspeitos. Pohoje ouviu os setores da Saúde sobre a demora nos resultados
Foto: Rúbia Cely (Funed)

A Secretaria Municipal de Saúde publicou na tarde desta quinta-feira (26), o boletim epidemiológico do novo coronavírus.

Nos dados, o município de Presidente Olegário não teve alterações no número de casos suspeitos da Covid-19 e permanece com 8 suspeitos.  O município não tem registro da doença.

Os 8 pacientes suspeitos cumprem isolamento domiciliar conforme o protocolo do Ministério da Saúde e monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do Estado de Minas Gerais e da prefeitura, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Demora no resultado do exames.

A Vigilância Epidemiológica de Presidente Olegário assim que é definido a necessidade de realização do exame a Gerência Regional de Saúde  (GRS) Patos de Minas envia os kits para a coleta, e o material recolhido é encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte, e a falta de kits dificulta a coleta no paciente. Até o momento foram registrados casos suspeitos no município destes nenhum saiu resultado.

O que dizem os citados.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse em nota ao Pohoje que a Fundação Ezequiel Dias (Funed) deu início à realização do exame para identificação do Covid-19 das amostras suspeitas em Minas Gerais. Até o dia 24/3, mais de 3.500 amostras deram entrada na Funed. Dessas, aproximadamente 2,5 mil estão em análise ou já foram processadas e as demais estão em processo de triagem.

A SES-MG informa, ainda, que há variação no tempo de liberação de resultados, segundo demanda recebida. As amostras, exames e resultados estão sendo recebidos, conferidos, processados e tendo os resultados liberados no sistema entre 48 e 72h a partir da entrada das amostras na Funed.

Funed

Em nota ao Pohoje, a Funed disse que está de sua capacidade produtiva e que o resultado dos exames é liberado entre 48 e 72 horas a partir da entrada das amostras na Funed.

Leia a nota na íntegra.

Desde o dia 12 de março, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) deu início à realização do exame para identificação do Covid-19 das amostras suspeitas em Minas Gerais. A Funed recebe amostras biológicas de todos os municípios do estado, de todas as unidades de atendimento de saúde, sejam elas públicas ou privadas. Diante de algumas dúvidas quanto ao fluxo do serviço, tempo de exame, seguem alguns esclarecimentos:

Fluxo do serviço

– As amostras chegam à Funed previamente cadastradas no Sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial). A porta de entrada das amostras na Funed é o Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab), onde estas são recebidas, conferidas e encaminhadas ao laboratório responsável pela realização dos exames, o Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR).

– Cabe à Funed a realização e liberação das informações laboratoriais no sistema GAL em que o solicitante e gestores da saúde pública têm acesso autorizado (unidade de atendimento solicitante, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério de Saúde, Secretaria de Estados de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde etc.).

- A divulgação de resultados e fechamento de casos é de responsabilidade dos gestores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e das Secretarias Municipais. A Funed não divulga dados laboratoriais.Tempo de exame para identificação do Covid-19

– Há variação no tempo de liberação de resultados, segundo demanda recebida. Hoje (26/3), as amostras, os exames e os resultados estão sendo recebidas, conferidas, processadas e tendo resultados liberados no sistema GAL entre 48 e 72 horas a partir da entrada das amostras na Funed.

– A Funed ainda está dentro de sua capacidade produtiva, e está estabelecendo parcerias com outros laboratórios para atendimento da demanda Covid-19, caso haja um crescimento exponencial dessa demanda.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP