Publicidade

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Acontecerá de 4 a 22 de Maio

A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde realizará a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza de 04 a 22 de maio de 2015. O programa é do Ministério da Saúde, organizado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, pelo Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde.

A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para receber a dose da vacina ou imunizar seus filhos é necessário apresentar o cartão de vacinação. A mobilização nacional - o “Dia D” - será o sábado, 9 de maio, quando as UBS Andorinhas, Aeroporto, Planalto e Bilé Godinho funcionarão das 8 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Presidente Olegário, Cláudia Simões, dessa vez, a imunização atenderá uma quantidade maior de crianças com a elevação da faixa etária. “Nesta edição, a campanha imunizará crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade com vacinas que contêm antígenos contra as gripes Influenza tipo A (H1N1), A (H3N2) e B”, indicou.

Cláudia destaca que, além das crianças dentro da faixa etária estipulada, os grupos de alto risco também receberão a dose da vacina. “Gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz a menos de 45 dias),  adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais da área de saúde também serão imunizados nessa campanha”, anunciou.

Publicidade

A coordenadora esclarece as possíveis formas de transmissão do vírus da gripe. “A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, ao tossir, ao espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto para a boca, para os olhos ou para o nariz”, pontuou. “Essa campanha é preventiva e, principalmente, gratuita. A eficiência da vacina é de 67%. Um motivo a mais para a população olegariense não deixar de vacinar suas crianças. Só assim, cada um poderá se imunizar e evitar gastos com medicação, lembrando que a doença, em quadros graves, acarreta o risco de morte”, colocou.

Mais informações pelo telefone 3811-0130.

Da ASCOM – Prefeitura de Presidente Olegário-MG

Publicidade
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP
Publicidade