A vida de quem depende da LMG 726 Prefeito Natal José Fernandes muda completamente quando chega o perÃodo de chuva. Todo ano a mesma coisa. Os atoleiros tomam conta de vários trechos.
A estrada liga a cidade de Presidente Olegário a região da Prata dos Netos, Bananeira, Distrito de Galena e povoado de Andrequice; a a BR 365. É usada para escoar a produção agrÃcola, linha escolar e transporte de passageiros da região. São 42 km só de estrada de terra.Â
Na terça-feira (3) e nesta quarta-feira (4), os usuários ficaram atolados principalmente no altura do km 30, veÃculos de passeio e um ônibus de transporte de passageiro tiveram que serem arrastados por tratores que pertencem a produtores rurais.
O proprietário da linha de transporte de rodoviário de Andrequice a Presidente Olegário, disse ao Pohoje que no final de 2019, Baltazar, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER – MG – arrumou alguns pontos, mas se precisar de uma urgência, jamais eles apareceram.
Nestes quatro dias do mês de março já choveu 83,6 milÃmetros, no mesmo periodo em 2019, foram 43,2 milimetros. De 1º de janeiro até esta quarta-feira (4), já choveu 597,7 milimetros, no mesmo periodo em 2019 foram 401,7 mm, sendo 196 mm maior.
De acordo com o Clima Tempo a previsão é de 34 milÃmetros de chuva para os próximos dias no municÃpio de Presidente Olegário. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER – MG -, disse em nota que técnicos do Departamento farão uma vistoria na quinta-feira (5) no trecho citado para avaliar as possibilidades de intervenção.
Ainda segundo a nota os serviços de manutenção neste segmento são realizados rotineiramente, porém, no perÃodo chuvoso, os trechos não pavimentados são muito afetados.