Após chuvas, infestação de pequenos sapos incomoda moradores no bairro Andorinhas

“As chuvas, falta de predadores e poluição podem ser a causa”, diz o biólogo Saulo Gonçalves Pereira.Em 2012, uma infestação de sapos também atingiu o bairro em escala maior.
Sapinho em uma residência no bairro Andorinhas

Em Presidente Olegário, os moradores do bairro Andorinhas estão incomodados com a infestação de pequenos sapos. Os sapinhos apareceram com o período chuvoso. Eles se espalham pelas vias do bairro entram nas residências.

Os moradores acreditam que os anfíbios vem da represinha no bairro que é contaminada.

Em novembro de 2012, o bairro Andorinhas teve uma grande infestação de sapos. A quantidade de sapinhos ainda é pequena se comparada com a infestação de cinco anos.

A dona de casa Andreia Rodrigues relata que demora limpar e espantar os sapinhos de sua casa. “Tenho nojo dos sapos, eu não sei o que fazer acho que vem da represinha”, diz a dona de casa.

Uma outra moradora esparramou sal na calçada para correr com os sapinhos. O biólogo e mestre em

saúde animal Saulo Gonçalves Pereira, professor da Faculdade Patos de Minas (FPM) explica que as chuvas frequentes provocou a infestação dos sapos da espécie Bufo bufo (sapo-cururu). “A infestação se dá pela alta população de sapos,  em função do lixo e poluição dos cursos de água e da falta de predadores naturais” explicou professor Saulo.

O biólogo orienta os moradores a drenar qualquer tipo de água parada uma vez que os sapos e rãs são atraídos pela umidade, portanto, ao remover qualquer fonte de água do seu quintal, você fará com que a maioria dos animais perca o interesse e procure outro lugar para depositar seus ovos e se abrigar à noite. “Não jogue sal neles, borrife água com um pouco de vinagre e vede as frestas para não entrarem”, orientou.

Ainda segundo o biólogo Saulo Gonçalves Pereira não há riscos, o sapo não joga leite, como pensam. “A infestação acontece por que choveu, quando fizer mais calor vão embora”, disse.

POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP