Andrequice: Dia de Nossa Senhora da Abadia tem programação especial com imagem da Santa restaurada

O dia de Nossa Senhora da Abadia, que será celebrado nesta quinta-feira (15), no Santuário de Andrequice, área rural de Presidente Olegário, conta com procissões, coroações e celebração de cinco missas.  Este ano a festa completa 131 anos.

Nesta quarta-feira (14), será realizada o 9º Dia da Novena, com celebração da Missa Sertaneja, às 18h30min – comunidade responsável Presidente Olegário – em seguida quermesse.

Na quinta-feira (15), Dia da Santa, a primeira missa denominada Missa dos Homens será celebrada às 5h da manhã. A missa de encerramento com procissão e coroação de Nossa Senhora da Abadia será às 16h.

O dia de Nossa Senhora da Abadia é feriado no município de Presidente Olegário. O padre responsável pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia é o pároco da Paróquia Santa Rita de Cassia de Presidente Olegário, padre Marino Santos.

PUBLICIDADE

Este ano a imagem de Nossa Senhora da Abadia foi restaurada pela a  técnica em conservação e restauro, Adriana Rodrigues Barbosa, natural de Araguari – MG – formada no Templo das Artes em São Paulo. Ela também é especialista em imagens Sacras pelo Ateliê Sabo – Firenze – (Itália) e atuante há 22 anos, na área de Preservação do Patrimônio Histórico.

A imagem de Nossa Senhora da Abadia foi doada pela família do Capitão Severino Mendes. Ela foi adquirida em Lisboa, Portugal, sendo confeccionada pelo historiador Manoel dos Santos Amora em 1.888.

A imagem chegou ao Brasil de navio no Rio de Janeiro e posteriormente foi levada para Catiara de trem de ferro. As imagens foram levadas para Andrequice em carros de boi e de cavalo chegando ao destino no dia 1º de maio de 1.888.

No dia 15 de agosto de 1.888, foi realizada a primeira festa de Nossa Senhora da Abadia, estava aberta a Romaria de Andrequice.

 Programação da Festa de Nossa Senhora da Abadia em Andrequice

Quinta-feira 15 de agosto. 

5h –  Santa Missa – Missa dos Homens – responsáveis – comunidade responsável Ministros de toda a região, após a Missa haverá procissão.

8h – Santa Missa – comunidade responsável a Liturgia de Varjão de Minas.

10h – Missa das Crianças com Coroação – católicos responsáveis Leila, Jovino e Cidélia.

12h30min – Santa Missa – família responsável Moreira Mota.

16h – Santa Missa, procissão, coroação e encerramento da Festa de Nossa Senhora da Abadia – comunidade responsável Barreiro dos Veados

Sexta-feira 16 de agosto

6h – Santa Missa  – despedida dos romeiros –  família responsável Braga.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *