O aposentado Alair João Custódio, de 61 anos, (portador de problemas cardÃacos) precisou entrar na Justiça para garantir pelo Sistema Único de Saúde a cirurgia de hérnia inguinal direita. A ação foi movida pelo advogado Dr. Dalci Maciel, que não cobrou os honorários do paciente.
O paciente com uma hérnia inguinal direita há dois anos, procurou o Sistema Único de Saúde “SUS” através da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Olegário para fazer o agendamento do procedimento cirúrgico.
Diante de qualquer resposta, e com as dores ocasionadas pela hérnia ter se intensificado, a famÃlia procurou o advogado Dr. Dalci Maciel que entrou na Justiça contra o municÃpio de Presidente Olegário e o Estado de Minas Gerais, para que os órgãos providencia-se a cirurgia, uma vez que o aposentado um salário mÃnimo mensalmente e não possuÃa condições financeiras para arcar com o tratamento, uma vez que o procedimento na rede particular era de R$ 10 mil.Â
O juiz Dr. Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto concedeu a Liminar determinando que o municÃpio de Presidente Olegário/MG procedesse o agendamento do procedimento cirúrgico em um hospital da rede pública, no prazo de 15 dias, devido a urgência que o caso requerer, sob pena de adoção de medidas necessárias a assegurar o cumprimento da presente decisão.
Com a decisão Judicial, a Secretaria Municipal de Saúde Presidente Olegário conseguiu a vaga para a cirurgia do Sr. Alair João Custódio, de 61 anos, no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas, o procedimento foi realizado nesta segunda-feira (31).
De acordo com o advogado Dr. Dalci Maciel os familiares informaram que a cirurgia foi bem sucedida e ele já está no quarto da unidade de Saúde.Â