A Administração 2013/2016 se reuniu com representantes da Fundação Gorceix e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Triângulo Mineiro (IFTM) no salão da Cozinha Comunitária na segunda-feira (23). O encontro foi parte de uma rodada de conversas iniciada em 2014 entre a atual gestão e as instituições de ensino do Estado para se debater a futura ampliação de cursos de nÃveis técnico e superior já existentes e a instalação de novos cursos em Presidente Olegário.
O prefeito Antônio Cláudio Godinho “Palito” (PMDB) recebeu o presidente executivo da Fundação Gorceix, Dr. Cristovam Paes de Oliveira, que, com auxilio do superintendente Dr. Reinaldo Alves de Brito, apresentou a estrutura de ensino desenvolvida pela fundação que fica em Ouro Preto, a 95 Km de Belo Horizonte. Dentre vários tópicos, ele ressaltou a barreira que existe entre as universidades e as empresas no Brasil, citando exemplos de paÃses desenvolvidos onde isso não ocorre. “PaÃses devastados pela guerra são potências econômicas hoje por manterem as empresas próximas à s universidades. A Fundação Gorceix tem esse diferencial. Capacita os alunos porque é onde as empresas vão buscá-los sabendo que serão profissionais de ponta”, destacou.
De acordo com Dr. Cristovam, os pesquisadores, professores, estagiários e funcionários contam com condições seguras e espaço moderno capaz de atender eficazmente aos alunos assistidos e à s empresas parceiras. “A infraestrutura oferecida garante o desenvolvimento das atividades com dinamismo para romper essa barreira que existe entre as universidades e as empresas”, enfatizou.
O consultor e chefe dos Departamentos do Meio Ambiente e de Geologia do Petróleo da Gorceix, Dr. Wilson José Guerra, apresentou um apanhado geral da atual situação de Presidente Olegário quanto à s condições de minerais existentes no subsolo. “O subsolo pode ser requerido por qualquer pessoa. Basta seguir a tramitação legal que deterá o direito de exploração daquela região”, frisou ao afirmar que Presidente Olegário tem grande parte de sua extensão territorial já requerida por terceiros.
O coordenador do curso de mineração do IFTM, Luiz Castro, participou da reunião acompanhado do coordenador geral de ensino, Carlos Paulo Lemos, e do professor Henderson. Ele resumiu a atuação do instituto em polos espalhados pela região e sinalizou que as conversas precisam ser aprofundadas para a ampliação dos cursos em Presidente Olegário, que já conta com Administração, Serviço Público, Segurança do Trabalho e Informática.
A secretária de educação, Girlene Firmina, pontuou a demanda que o municÃpio apresenta em relação a cursos de graduação. “Atualmente, cerca de 600 alunos se deslocam diariamente para a cidade vizinha onde frequentam faculdades. Essa demanda pode ser suprida pelo próprio municÃpio com a instalação de cursos superiores. Mineração, Turismo e Museologia são algumas das áreas para as quais a região tem demanda”, registrou.
Em breve, a Administração 2013/2016 também se reunirá com representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no andamento das conversas sobre instalação de cursos superiores em Presidente Olegário, inclusive, apontando o local para a construção do campus: a área do matadouro municipal, na saÃda para o distrito de Galena.
O vice-prefeito OlÃmpio Araújo, o presidente da Câmara, Henrique Godinho (PSDB), os vereadores Manoelzinho (PMDB), Valter Pacheco (PR), Osmar Pinto Coelho (PV) e Reis Teles (PSDB), o secretário de obras, José Silvio Balbino, o secretário de estradas, Zé Bodoque, o secretário de administração, José Simão Porto, o secretário de agricultura, Adão Marcos de Araújo, a secretária de saúde, Talitta Gonçalves, a secretária de assistência social, Maria Teodoro, e o chefe de seção de cultura, Adamilton Oliveira também participaram do encontro. O municÃpio ainda esteve representado pela rainha da Festa da Produção 2014, Lorena Queiroz, e pela Miss P.O. 2015, Danúbya Manuela.
Da ASCOM – Prefeitura de Presidente Olegário-MG