Publicidade

Administração Municipal inicia conversas com Instituições de Ensino Superior para Instalação e Ampliação de Cursos em Presidente Olegário

Próxima reunião será com representantes da Universidade Federal de Ouro Preto
Publicidade

A Administração 2013/2016 se reuniu com representantes da Fundação Gorceix e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Triângulo Mineiro (IFTM) no salão da Cozinha Comunitária na segunda-feira (23). O encontro foi parte de uma rodada de conversas iniciada em 2014 entre a atual gestão e as instituições de ensino do Estado para se debater a futura ampliação de cursos de níveis técnico e superior já existentes e a instalação de novos cursos em Presidente Olegário.

O prefeito Antônio Cláudio Godinho “Palito” (PMDB) recebeu o presidente executivo da Fundação Gorceix, Dr. Cristovam Paes de Oliveira, que, com auxilio do superintendente Dr. Reinaldo Alves de Brito, apresentou a estrutura de ensino desenvolvida pela fundação que fica em Ouro Preto, a 95 Km de Belo Horizonte. Dentre vários tópicos, ele ressaltou a barreira que existe entre as universidades e as empresas no Brasil, citando exemplos de países desenvolvidos onde isso não ocorre. “Países devastados pela guerra são potências econômicas hoje por manterem as empresas próximas às universidades. A Fundação Gorceix tem esse diferencial. Capacita os alunos porque é onde as empresas vão buscá-los sabendo que serão profissionais de ponta”, destacou.

De acordo com Dr. Cristovam, os pesquisadores, professores, estagiários e funcionários contam com condições seguras e espaço moderno capaz de atender eficazmente aos alunos assistidos e às empresas parceiras. “A infraestrutura oferecida garante o desenvolvimento das atividades com dinamismo para romper essa barreira que existe entre as universidades e as empresas”, enfatizou.

O consultor e chefe dos Departamentos do Meio Ambiente e de Geologia do Petróleo da Gorceix, Dr. Wilson José Guerra, apresentou um apanhado geral da atual situação de Presidente Olegário quanto às condições de minerais existentes no subsolo. “O subsolo pode ser requerido por qualquer pessoa. Basta seguir a tramitação legal que deterá o direito de exploração daquela região”, frisou ao afirmar que Presidente Olegário tem grande parte de sua extensão territorial já requerida por terceiros.

Publicidade

O coordenador do curso de mineração do IFTM, Luiz Castro, participou da reunião acompanhado do coordenador geral de ensino, Carlos Paulo Lemos, e do professor Henderson. Ele resumiu a atuação do instituto em polos espalhados pela região e sinalizou que as conversas precisam ser aprofundadas para a ampliação dos cursos em Presidente Olegário, que já conta com Administração, Serviço Público, Segurança do Trabalho e Informática.

A secretária de educação, Girlene Firmina, pontuou a demanda que o município apresenta em relação a cursos de graduação. “Atualmente, cerca de 600 alunos se deslocam diariamente para a cidade vizinha onde frequentam faculdades. Essa demanda pode ser suprida pelo próprio município com a instalação de cursos superiores. Mineração, Turismo e Museologia são algumas das áreas para as quais a região tem demanda”, registrou.

Em breve, a Administração 2013/2016 também se reunirá com representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no andamento das conversas sobre instalação de cursos superiores em Presidente Olegário, inclusive, apontando o local para a construção do campus: a área do matadouro municipal, na saída para o distrito de Galena.

O vice-prefeito Olímpio Araújo, o presidente da Câmara, Henrique Godinho (PSDB), os vereadores Manoelzinho (PMDB), Valter Pacheco (PR), Osmar Pinto Coelho (PV) e Reis Teles (PSDB), o secretário de obras, José Silvio Balbino, o secretário de estradas, Zé Bodoque, o secretário de administração, José Simão Porto, o secretário de agricultura, Adão Marcos de Araújo, a secretária de saúde, Talitta Gonçalves, a secretária de assistência social, Maria Teodoro, e o chefe de seção de cultura, Adamilton Oliveira também participaram do encontro. O município ainda esteve representado pela rainha da Festa da Produção 2014, Lorena Queiroz, e pela Miss P.O. 2015, Danúbya Manuela.

Da ASCOM – Prefeitura de Presidente Olegário-MG

Publicidade
POHoje - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por KAMP
Publicidade